UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos da Infância
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU07-15739
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Apresentar e discutir os temas de interesse e as diferentes abordagens teórico-práticas que compõem os estudos da infância na contemporaneidade.
Orientar academicamente o/a estudante nos estudos da infância;
Articular e confrontar os saberes construídos no percurso curricular;
Pesquisar as/com crianças: desafios e desvios epistemológicos/éticos/políticos/teóricos;
Demonstrar e exercitar a relação que precisa ser estabelecida entre a prática profissional docente e a prática de pesquisa nos estudos da infância;
Estimular e promover que o/a estudante construa seu tema de pesquisa no âmbito dos estudos da infância.
Desenvolver e ampliar as atividades culturais;

EMENTA:

A infância como tema de estudo e pesquisa, considerando a diversidade temática, os sub-temas possíveis e também a sua relação (ou interface) com as outras áreas do conhecimento. Diversidade teórica e metodológica que compõem os estudos da infância. Reflexão sobre a relação dinâmica que se traça entre as diferentes abordagens conceituais da infância e as práticas curriculares educadoras das crianças pequenas. Levantamento de autores importantes dos estudos da infância. Modos de ler, discutir, estudar e sistematizar o conhecimento produzido nas pesquisa com/a/sobre a infância. Exercício de escrita autônoma e acadêmica como prática de reflexão e formação docente. Participação em jornadas de estudos, atividades culturais e eventos científicos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08725 Pesq Prat Pedagógica I - Estudos da Infância
 
BIBLIOGRAFIA:

A ser determinada pelas situações estabelecidas no decorrer do curso.