UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica I - Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-15738
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Conhecer a diversidade de práticas educativas com sujeitos jovens, adultos e idosos por meio da ampliação de perspectivas que possibilitem a compreensão dessas práticas educativas em espaços sociais de formação humana.
Compreender modos de investigação e de pesquisa construídos, e em construção, no âmbito de práticas educativas com sujeitos jovens, adultos e idosos, ao longo da constituição dessas práticas na educação popular e na educação de jovens, adultos e idosos.
Observar e conhecer práticas educativas com sujeitos jovens, adultos e idosos, através de visitas e de atividades que possibilitem a interação com espaços sociais de formação humana nos quais essas práticas são realizadas.
Problematizar o direito à educação de jovens, adultos e idosos na atualidade, nas políticas públicas e nas mudanças sociais e econômicas no Brasil, por meio de visão crítica da história da educação popular e da educação de jovens, adultos e idosos.

EMENTA:

Diversidade de espaços e de práticas educativas constituintes e constituídas, pela e na educação popular, e na educação de jovens, adultos e idosos. Modos de investigar e de pesquisar construídos pelas e nas práticas educativas da educação popular e da educação de jovens, adultos e idosos no Brasil, nas últimas décadas, nos diversos espaços sociais de formação humana nas quais se constituem, e se constituíram. Desafios atuais e passados nas lutas pelo direito à educação para jovens, adultos e idosos no Brasil.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08709 Pesq e Prat Pedag I - Est Educ Inclusiva e Continuada
 
BIBLIOGRAFIA:

BEAUD, WEBER. Guia para a pesquisa de campo - produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues, STRECK, Danilo R. (orgs.). Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida, São Paulo: Ideias Et Letras, 2006. p.21-54.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2003.
JARA, Oscar Holliday. Para sistematizar experiências. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 1996.
MORIN, Edgar. Articular os saberes. In: ALVES, Nilda, GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 65-80.
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SACKS, Oliver. Ver e não ver. In: Um Antropólogo em Marte. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.