UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica I - Didática, Igualdade e Diferença
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU02-15735
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Pesquisar e problematizar, no âmbito da Didática contemporânea, sobre questões da igualdade e da diferença em práticas pedagógicas.
EMENTA:

A preocupação com a diferença no campo da Educação, em geral, e na Didática, em particular.
Igualdade, homogeneidade, desigualdade, diferença: sentidos em disputa.
A virada cultural
Globalismos e localismos numa leitura pós-estrutural
A pesquisa acadêmica:
- a pesquisa em Educação no Brasil contemporâneo;
- fundamentação do texto acadêmico: fontes (propósito e busca qualificada); interlocução teórica; citação e paráfrase: regras formais de referência e pertinência de utilização; autoria, plágio;
- questões éticas na pesquisa acadêmica da atualidade;'
- estudo do texto acadêmico: fichamento, resenha, resumo.



BIBLIOGRAFIA:

ALVES, N.; LIBÂNEO, J. C. (orgs). Temas de Pedagogia. Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
APPADURAI, A. Dimensões culturais da Globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004.
CANDAU, V. Mª. (org.). Didática crítica intercultural. Aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
DINIZ, D. O que é ética em pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2008.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade. 22(2): 15-46, jul/dez, 1997.
PIERUCCI, A. F. Ciladas da diferença. São Paulo: Ed. 34, 1999.
WELLER, W. Metodologia da pesquisa qualitativa em Educação. Teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.