UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Metodologias da História para os anos iniciais do E F p/ crianças, jovens e adul
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15732
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Discutir e avaliar procedimentos metodológicos e da pesquisa da/na produção de saberes históricos escolares.
- Reconhecer a importância do trabalho com fontes e a sensibilização em relação à memória e à história como possibilidades de pesquisa e produção do conhecimento histórico.
- Refletir sobre as práticas educativas escolares cotidianas, trocando experiências e vivências, criticando e produzindo material didático para educação dos anos iniciais de crianças, jovens e adultos do ensino fundamental.
- Utilizar diferentes tecnologias e, principalmente, as novas tecnologias da comunicação e informação na pesquisa e produção de saberes históricos escolares.

EMENTA:

Procedimentos metodológicos da/na produção de saberes históricos escolares. Trabalho com fontes; história e memória: metodologia e pesquisa. As práticas educativas escolares e o ensino e a produção do conhecimento histórico. Tecnologias e novas tecnologias na pesquisa e na produção dos saberes históricos escolares.


BIBLIOGRAFIA:

Cooper, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar, Curitiba, Especial, p. 171-190, 2006. Editora UFPR. Disponível em https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5541.

Costa, Sheyla Francielle Mayer da. Ensino de história nos anos iniciais: reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica. Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Ensino de História, no Curso de Pós-Graduação em Ensino de História, Setor de Ciências Humanas,da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2018. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/432150/1/Ensino%20de%20HIst%C3%B3ria%20nos%20anos%20iniciais%20%20reflex%C3%A3o%20sobre%20possibilidades%20para%20a%20pratica%20pedagogica..pdf.

Educar em Revista. Dossiê - Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas. Vol. 29, n. 47, 2013. Disponível em https://revistas.ufpr.br/educar/issue/view/1483/showToc

Germinari, Geyso Dongley. O desenvolvimento do pensamento histórico na Educação Infantil: possibilidades do trabalho com arquivos familiares. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, p. 805-819, set./dez. 2014. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1960/1861.

História Hoje. Revista de História e Ensino. Dossiê Narrativas, Direitos Humanos e Formação de Professores de História. jan-jun 2020. Vol. 9, n. 17. Disponível em https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/17/showToc.

Miranda, Sonia Regina. Estranhos passados encontrados emum museu: a criança e seus olhares sobreo tempo desconhecido. Caderno Cedes, Campinas, vol. 30, n. 82, p. 369-382, set.-dez. 2010. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n82/07.pdf.

Porfírio, Luciana Cristina. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental i: o(s) uso(s) dos documentos de arquivos em sala de aula. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS. v. 25 n. 49.1 (2019). Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9344.

Privatti, Rafael Bastos Alves. Desenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarização. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de História do Departamento de História da PUC-Rio como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de História. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174883/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20em%20Ensino%20de%20Hist%C3%B3ria%20-%20ProfHistoria%20-%20PUC%20Rio,%202016.pdf