UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Metodologias da Geografia para os anos iniciais do E F p/ crianças, jovens e adu
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15731
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

COMPREENDER O USOS DE FOTOGRAFIAS, VÍDEOS E MAPAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA;
ANALISAR E REALIZAR CARTOGRAFIAS SOCIAIS E DA AÇÃO, COMO ALTERNATIVAS AOS MODELOS HEGEMÔNICOS DE REPRESENTAÇÃO ESPACIAL;
PRODUZIR ATLAS GEOGRÁFICOS ALTERNATIVOS, BASEADOS NAS EXPERIÊNCIAS CORPORIFICADAS DOS SUJEITOS EDUCANDOS;
PROBLEMATIZAR ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E PROPOR PRÁTICAS ALTERNATIVAS;
UTILIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PESQUISA E PRODUÇÃO DE SABERES GEOGRÁFICOS ESCOLARES.

EMENTA:

REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS E SUAS RELAÇÕES COM CONHECIMENTOS, SABERES E PRÁTICAS. CARTOGRAFIAS SOCIAIS E DA AÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS E DESAFIOS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08223 Top Esp IV:Metod Geografia Anos Iniciais Ens Fund Crianças, Jovens e Adultos
 
BIBLIOGRAFIA:

ACSELAR, Henri. Cartografias Sociais e Território. Rio de Janeiro : Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2008.
ALMEIDA, Rosangela D. e PASSINI, Elza Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1994.
SANTOS, Rentao Emerson. Ativismos cartográficos: notas sobre formas e usos da representação espacial e jogos de poder. Revista Geográfica de América Central. Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-17SILVA, Catia Antonia da; Schipper, Ivy. Cartografia da ação social: Reflexão e criatividade no contato da escola com a cidade. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 08, n. 1, p. 25-39, jan/jun. 2012.
MACHADO-HESS, Elizabeth de Souza. Uma proposta metodológica para a elaboração de atlas escolares para os anos iniciais do ensino fundamental: o exemplo do município de Sorocaba São Paulo. (doutorado em Geografia) Universidade de São Paulo, 2012.