UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Formação de Pedagogos/Professores/Educadores em Espaços Sociais de Formação Huma
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15730
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Articular processos históricos, acadêmicos e culturais da formação de professores no Brasil à atuação do pedagogo em espaços sociais de formação humana.
Investigar e problematizar diferentes espaços sociais de formação de pedagogos/professores/educadores e concepções, metodologias e práticas de intervenção socioeducativa.
Problematizar desafios do pedagogo na atuação em espaços sociais de formação humana.
Conhecer princípios da concepção transformadora de formação humana, norteadores de diferentes processos educativos em múltiplos espaços sociais.
Compreender a formação inicial e continuada pela perspectiva crítica e emancipadora, no processo de profissionalização de pedagogos, professores e educadores e em sua atuação.

EMENTA:

Formação de pedagogos, professores e educadores: história, concepções epistemológicas e pedagógicas, saberes e práticas. Espaços sociais de formação: movimentos sociais, instituições (não escolares), ações e projetos coletivos. Construção de saberes e práticas em diferentes espaços de formação. Desafios do pedagogo na atuação em espaços sociais de formação humana. Dimensão social da formação de pedagogos, professores e educadores. Dimensão sociopolítica e histórico-crítica da formação e compromisso ético-político-profissional do pedagogo/educador no campo social.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-11382 Processos de Formação de Educadores: Lugar e Significado de Histórias de Vida
EDU06-11395 Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais: Estágio Supervisionado
 
BIBLIOGRAFIA:

BRZEZINSKI, Iria. Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 1241-1259, 2014.
CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqui., São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001. (Col. Questões de nossa época; v. 23).
GATTI, Bernadete A., BARRETTO, Elba S. Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. 1. ed. Brasília: Ed. UNESCO, 2009.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Questões de nossa época; v. 1).
LINS, Lucicléa T., OLIVEIRA, Verônica de Lourdes B. de (orgs.). Educação popular e movimentos sociais: aspectos multidimensionais na construção do saber. João Pessoa: Ed. Universitária, 2008.
LOPES, José Sérgio Leite, HEREDIA, Beatriz M. Alasia de. Movimentos sociais e esfera pública: o mundo da participação. Rio de Janeiro: CBAE, 2014.
NICOLODI, Suzana Cini Freitas, SILVA, Valentim da. Formação de professores e formação humana: não é só necessária, mas possível. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, n. 61, p. 107-125, jul./set. 2016.
SAVIANI, Dermeval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicologia escolar e educacional (Impresso), v. 21, p. 653-662, 2017.
_______. Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético. Perspectiva (UFSC), v. 31, p. 185-209, 2013.
_______. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poiesis Pedagógica, v. 9, p. 7-19, 2011.
STRECK, Danilo R. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, p. 300-310, maio/ago. 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ADORNO, T.W. Educação e emancipação. Trad. de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.