UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Trabalho como Princípio Educativo
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15729
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender a especificidade do modo de produção capitalista e a problemática da centralidade do trabalho na produção humano-social em suas dimensões ontológica e histórica.
Discutir a crise do trabalho assalariado (trabalho abstrato), relações com o avanço tecnológico e processos educativos que se estruturam institucionalmente e nos movimentos e práticas sociais.
Analisar criticamente princípios filosóficos e epistemológicos que embasam a concepção atual de educação profissional no Brasil, a partir do resgate histórico de concepções e políticas relativas a esta modalidade educacional.

EMENTA:

Conceito de trabalho em Marx. Trabalho como categoria central e princípio educativo: dimensões ontológicas, econômico-filosóficas e educacionais. Formação humana unitária e politécnica. Processo e crise do trabalho assalariado, mudanças tecnológicas e limites do desenvolvimento capitalista. Concepções econômico-filosóficas aplicadas à educação: teoria do capital humano, sociedade do conhecimento, competências e empregabilidade. Princípios filosóficos e epistemológicos da educação profissional no contexto atual.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08192 Top Esp VI- Trabalho como Princípio Educativo
 
BIBLIOGRAFIA:

CARMO, Jefferson Carrielo. O trabalho como princípio educativo em Antonio Gramsci em tempos de crise do capital e de reestruturação produtiva. Quaestio - Revista de Estudos em Educação. Sorocaba, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 61-72, 2007.
CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42 .
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo na proposta da educação integral de trabalhadores. In: COSTA, H., CONCEIÇÃO, M. (org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação - CUT, 2005, p. 19-62. Disponível em: http://redeescoladegoverno.rs.gov.br/upload/1392215839_O%20TRABALHO%20COMO%20PRINC%C3%8DPIO%20EDUCATIVO%20NO%20PROJETO.pdf .
FRIGOTTO, Gaudêncio. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria (orgs.). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SANCEVERINO, Adriana Regina. O trabalho como princípio educativo na Educação de Jovens e Adultos: mediações imanentes para um currículo que se pretende emancipador. Revista EJA em Debate, ano 6, n. 10, 2017.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, Fiocruz, v. 1, n. 1, mar. 2003.
_______. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Disponível em: https://www.ufpr.cleveron.com.br/arquivos/EP104/dermevalsaviani.pdf .

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.