UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Práticas Educativas e de Comunicação em Espaços Sociais de Formação Humana
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15728
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Produção e uso de recursos comunicacionais em movimentos sociais, ações coletivas e instituições. Emergência de alternativas e práticas comunicacionais em espaços sociais de formação humana. Ação coletiva como fundamento de práticas comunicacionais: o sentido do ´estar em movimento´ e recriação de novos sentidos para tecnologias. Circulação de saberes e poderes, produção de sentidos e de redes de conhecimentos. Ensinar e aprender ressignificados a partir da apropriação de linguagens: uso e produção na mídia eletrônica. Ação político-pedagógica: fundamentos tecidos na experiência. Desenvolvimento de projetos de trabalho envolvendo meios e recursos educativos e comunicacionais.

OBJETIVO(S):

Compreender e apreender modos como se constituem, relacionam e como atuam movimentos sociais, ações coletivas e instituições em espaços sociais de formação humana, dispondo de recursos comunicacionais como modos pedagógicos de intervir na transformação da realidade.

Apreender sentidos e produções comunicacionais desses movimentos, ações e instituições, nos contatos interculturais que estabelecem com redes de conhecimento e de poderes em espaços sociais de formação humana.

Compreender usos possíveis (o consumo) de recursos comunicacionais na prática pedagógica, ressignificando-os pela produção, a partir do desenvolvimento de tecnologias e da mídia eletrônica.

Compreender e apreender linguagens na produção de diferentes recursos comunicacionais.

Desenvolver princípios e concepções de aprendizagem referenciados a novos paradigmas de conhecimento, na elaboração de projetos de trabalho envolvendo meios e recursos educativos.

Estabelecer padrões éticos na apropriação de linguagens e de produção de textos envolvendo recursos comunicacionais.


DISCIPLINA CORRESPONDENTE
EDU06-08263Top Esp IV- Práticas Educativas e Comunicacionais em Movimentos Sociais.

BIBLIOGRAFIA:

ECKERT, Cornélia, MONTE-MóR, Patrícia (orgs.). Imagem em foco. Novas perspectivas em antropologia. Rio Grande do Sul: Ed. UFRGS, s.d.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão et educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GUIMARãES, Gláucia. TV e escola. Discursos em confronto. São Paulo: Cortez, 2000.

MANGUEL, Alberto. Imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.

_______, REY, Germán. Os exercícios do ver. Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.

MELUCCI, Alberto. A invenção do presente. Movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

PAIVA, Jane. Bem pra lá do fim do mundo. História de uma experiência em Rancho Fundo, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CECIP: CCFD, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, Milton José de. Cinema. Arte da memória. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

FLEURI, Reinaldo Matias (org.). Intercultura e movimentos sociais. Florianópolis: MOVER: NUP, 1998.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SPOSITO. Marília Pontes. A Ilusão fecunda. A luta por educação nos movimentos populares. São Paulo: Hucitec: Edusp, 1993.