UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação, Linguagem e Comunicação Alternativa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15726
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conhecer o desenvolvimento típico de linguagem e comunicação
Conceituar comunicação alternativa e ampliada (CAA).
Identificar população que necessita de CAA, descrevendo as características dos diferentes sistemas de CAA.
Elaborar sistemas personalizados de CAA.
Ensinar o uso de sistema de CAA a pessoas com necessidades educacionais especiais.
Identificar as características da interação do usuário de CAA com seus interlocutores.
Apontar os efeitos do uso dos sistemas de CAA no desempenho acadêmico, social e cognitivo do usuário.

EMENTA:

Teorias clássicas do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Componentes de linguagem em seus aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Conceito de Comunicação alternativa e ampliada (CAA). Fundamentação teórica da CAA. Público da CAA. Comunicação não-simbólica e simbólica. Características dos sistemas simbólicos artesanais e computadorizados de CAA. Sistema de baixa, média e alta tecnologia em CAA. Estratégias, técnicas e métodos em CAA. Ensino naturalístico e Curriculo Funcional Natural. Elaboração de sistema de CAA. Características das interações do usuário de CAA. Utilização da CAA na escola. Programas de CAA destinados aos Transtornos do Espectro Autista nos diferentes contextos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08249 Top Esp II:Educação,Linguagem e Comunicação Alternativa
 
BIBLIOGRAFIA:

ÁLLAN, S.; SOUZA, C.B. A. O modelo de Tomasello sobre a evolução Cognitivo Linguística
Humana. Rev. Psicologia: Teoria e pesquisa, v.25, n.2, abr/jun. 2009 p.
161-168
BERSCH, R. E PELOSI M. Portal de ajudas técnicas para educação: Tecnologia Assistiva: Recursos de Acessibilidade ao Computador. 1. ed. Brasília: MEC, SEESP. 2007.
DELIBERATO, Debora, NUNES, Leila Regina de Paula, WALTER, C. C. de F Linguagem e Comunicação Alternativa: caminhos para a interação e comunicação In: A Escola e o Público-alvo da Educação Especial: apontamentos atuais.1 ed.São Carlos : Marquezini e Manzini, ABPEE, 2014, v.1, p. 197-210.
DELIBERATO, D.;NUNES, D.R.P.; GONÇALVES, M.J. Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, p.436, 2017.
HAGE S. R. V, PEREIRA M.B. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem
em prova de vocabulário expressivo. Rev. CEVAC. 2006; 8(1): 419-28.
MOUSINHO, R., SCHMID, E., PEREIRA, J., LYRA, L, MENDES, L., & NÓBREGA, V. (2008). Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Revista Brasileira de Psicopedagogia, 25(78), 297-306.
NUNES, Leila Regina. Métodos naturalísticos para o ensino da linguagem funcional em indivíduos com necessidades especiais. p. 71-96. In: ALENCAR (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1992.
NUNES, Leila Regina de Paula, WALTER, C. C. de F, Schirmer, Carolina R. Comunicação Alternativa: passaporte para a inclusão escolar In: Tecnologias Assistivas - Experiências e Desafios.1a. ed.Mossoró, RN : Editora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, 2013, v.1, p. 17-24.
VON TETZCHNER, S., MARTINSEN, H. Introdução a Comunicação Aumentativa e Alternativa .Porto : Porto Editora, p. 287, 2000.
NUNES, L. R. D. O. P. Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades especiais. Rio de Janeiro: Dunya, p.300, 2003.
TOGASHI, Cláudia Miharu, & WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. (2016). As Contribuições do Uso da Comunicação Alternativa no Processo de Inclusão Escolar de um Aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(3), 351-366. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300004
TOMAZELLO, M. Origens cultuais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes. 2003
WALTER, C. C. F, NUNES, L. R. O. P E TOGASHI, C. M. Quero conversar com você: comunicação alternativa para alunos com autismo no contexto escolar. In: Nunes, L. R. O. P, et al (org). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília, ABPEE, 2011.
NUNES. L. R. O. P.; SCHIRMER,C.R. Salas Abertas: Formação de professores e Práticas Pedagógicas em CAA nas SRM. Eduerj: Rio de Janeiro, 2018.