UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Prática em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15725
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Praticar e colocar em funcionamento o conhecimento básico de LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais em diferentes contextos;
- Conhecer técnicas básicas de Tradução e Interpretação;
- Ampliar vocabulário da LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais;

EMENTA:

Análise sintática da LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais; Aspectos gramaticais e vocabulário básico da LIBRAS voltada para a atuação com alunos surdos público alvo da Educação Infantil e da Educação Básica 1. Técnicas básicas de tradução e interpretação em LIBRAS. Oficinas de expressão facial e corporal.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU06-15517 Educação Bilingue e Língua Brasileira de Sinais
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08253 Top Esp III: LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais na Educação Básica
 
BIBLIOGRAFIA:

Artigos e livros on-line. Acesse: http://editora-arara-azul.com.br/portal
Artigos e revistas on-line do INES. Acesse: http://www.ines.gov.br
Artigos e revistas on-line da FENEIS-Federação nacional de Educação e integração dos surdos. Acesse: www.feneis.org.br
BRASIL. Decreto 5626/2005
BRASIL. Lei 10436/2002
BRITO,Lucinda Ferreira.Por uma gramática de Linguas de sinais.Rio de Janeiro.Tempo Brasileiro: UFRJ,Departamento de Línguística e filologia,1995
FELIPE, Tanya A. Libras em Contexto: Curso Básico: Livro do Estudante 8ª.edição- Rio de Janeiro:WalPrint Gráfica e Editora,2007.Livro online:HTTP://librasemcontexto.org/livroestudante/livroestudante.2007.pdf

GESSER, Audrei. LIBRAS?: Que língua é essa?:Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
_______, Audrei.O ouvinte e a Surdez:Sobre ensinar e aprender a LIBRAS.São Paulo:Parábola editorial,2012
KELMAN, Celeste Azulay; OLIVEIRA, Thabata Fonseca de; ALMEIDA,Simone D'Avila (orgs).Surdez:Comunicação, Educação e Inclusão.Curitiba:CRV,2018
LACERDA,Cristina Broglia Feitosa de;SANTOS.Lara Ferreira dos.Tenho um aluno surdo , e agora?Introdução à Libras e educação de surdos.São Carlos:EduFscar,2014
LABORIT, Emmanuelle. O voo da gaivota.Editora Best Seller.Paris,1994
LEBEDEFF,Tatiana Bolivar(orgs).Letramento Visual e Surdez.Rio de Janeiro:Wak Editora,2017
LOURENÇO, Kátia Regina Conrad; MEIRELES, Antônio Rauf Alves Di Carli;
MENDONÇA, Suelene Regina Donola. Identidade, Cultura e Língua de Sinais: O Mundo do Surdo. In: Libras - Língua Brasileira de Sinais. Taubaté: UNITAU, 2012. Unidade 02, p. 25-46. Katia Regina Conrad Lourenço ACESSE: www.acessolibras.com/artigos.html 33

Programa de televisão do TVBRASIL/INES on-line: Acesse: HTTP://www.tvines.com.br
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos :a aquisição da linguagem.Porto alegre:artes Médicas,1997
___________,Ronice Muller de; KARNOPP,Lodenir Becker.Língua de Sinais Brasileira:estudos linguísticos.Porto Alegre:Artmed,2004
___________,Ronice Muller de. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasilia: MEC,SEESP,2006
___________,Ronice Muller de; PERLIN,Gladis.Estudos surdos I e II.Petrópolis:Rio de Janeiro.Arara azul,2007
__________, Ronice Muller de; CRUZ, Carina Rabello.Língua de sinais:instrumentos de avaliação.artmed,2011
__________,Ronice Muller de.LIBRAS.São Paulo.Parábola,2019