UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Pesquisa em Educação Especial II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15724
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Orientar metodologicamente o aluno no que se refere às múltiplas atividades de pesquisa e prática possíveis em relação a Educação Especial.

Estimular o processo de pesquisa na busca, produção e expressão do conhecimento, despertando no aluno interesse e valorização pela pesquisa nessa área.

Organizar e participar de projetos, jornada ou outro tipo de encontro acadêmico relacionado a pesquisa.

EMENTA:

Com a disciplina Pesquisa em Educação Especial II objetivamos refletir sobre a importância da pesquisa na construção de um olhar científico, questionador e criativo, procurando conhecer as diferentes concepções metodológicas na elaboração de projetos de pesquisa, bem como subsidiar os alunos na elaboração de seus projetos e na compreensão das relações existentes entre pesquisa e conhecimento na produção do campo da educação especial.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08256 Top Esp III: Pesquisa em Educação Especial
 
BIBLIOGRAFIA:

COSTA, Marco Antonio F. da. COSTA, Maria de Fátima Barroso da. Metodologia da pesquisa: conceitos e técnicas. 2 ª Ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2009.

DRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina Andrade. Fundamentos de científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MINAYO, Maria C. de Souza (org.) Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

PÁDUA, Elisabete Matallo M. Metodologia da Pesquisa. Abordagem teórico-prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas 3ª Ed São Paulo: Atlas, 2008.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. . São Paulo: Cortez, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.