UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Pesquisa em Educação Especial I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15723
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Considerar o ambiente hospitalar como espaço de atuação para o profissional de Pedagogia no âmbito do acompanhamento dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem da criança doente.
Conhecer a escolarização de crianças hospitalizadas como modalidade de ensino da educação básica e, analisar criticamente e se posicionar frente à prática pedagógico-educacional com a clientela hospitalizada com ou sem outras necessidades especiais (temporárias ou permanentes).
Descrever e problematizar aspectos da organização, do planejamento, da clientela hospitalizada, da dinâmica das aulas e da avaliação do trabalho escolar no ambiente hospitalar.
Subsidiar a reflexão sobre aspectos que envolvam questões éticas e/ou de cidadania no que diz respeito, especificamente, ao direito de escolarização do aluno hospitalizado.

EMENTA:

" Construção social de conceitos sobre o adoecer, o hospital, o nascer, o viver e o morrer.
" Resiliência, cidadania e o papel da humanização no contexto hospitalar.
Nomenclatura e definição de terminologias pertinentes e/ou relacionadas ao atendimento escolar hospitalar.
Respaldo legal para o atendimento escolar hospitalar.
Objetivos da escola no ambiente hospitalar.
Papel e perfil do professor no ambiente hospitalar.
Ação pedagógico-educacional na sala de aula do hospital.
O aluno hospitalizado.
Quantitativo e características das escolas em hospitais no contexto brasileiro e internacional.
Cuidados e higiene no ambiente escolar hospitalar, no contato com os alunos hospitalizados e quanto ao uso de materiais e recursos pertinentes à dinâmica escolar no hospital.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-11350 Atendimento Escolar no Ambiente Hospitalar
 
BIBLIOGRAFIA:

Acunã, S. R.; Caro, M.F.; Holz, V.V. Modelo educativo en el ámbito hospitalario Fundación Carolina Labra Riquelme: modelo de intervención educativa para niños, niñas y jóvenes em el ámbito hospitalario. Alemania: Publicia. 2014
Assis, W. Classe hospitalar: um olhar pedagógico singular. São Paulo-SP: Phorte Editora. 2009
Brasil. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade
Educação Especial. Resolução CNE/CBE nº 2, de 02/10/09. Diário Oficial da União, seção 1, p.17 de
05/10/2009. Brasília-DF: Imprensa Oficial. 2009
_____. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CBE nº 2, de 11/09/01. Diário Oficial da União nº 177, seção 1E de 14/09/2001. p.39-40. Brasília-DF: Imprensa Oficial. 1991
_____. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados. Resolução nº 41 de 13/10/1995. Diário Oficial da União nº 199 de 17/10/1995. p.16.319-16.320. Brasília-DF: Imprensa Oficial, 1995
Ceccim, R.C; Cristófoli, L.; Kulpa, S. e Modesto, R. Escuta pedagógica à criança hospitalizada. In Ceccim, R.C. e Carvalho, P.R.A. (orgs.) Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. cap. 8, p. 76-84. Porto Alegre-RS: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1997
Covic, A.N.; Oliveira, F.A.M. O aluno gravemente enfermo. São Paulo-SP: Cortez. 2011
Fonseca, E.S. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Memnon. 2008.
MEC. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília-DF: MEC/ SEESP. 35p. 2002
Mellonie, B. e Ingpen, R. Tempos de vida: uma bela maneira de explicar a vida e a morte às crianças. São Paulo: Global. 2000
Menezes, C.V.A.; Nascimento, D.D.P.; Lozza, S.I. (orgs.) Direito à Educação: hospitalar e domiciliar. Maringá-PR: AR Publisher Editora. 2018
Ortiz, l.C.M.; Freitas, S.N. O currículo na classe hospitalar: memória e perspectivas. Porto Alegre-RS: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016
Schilke, A,L.T.; Nunes, L.B.; Arosa, A.C. Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói-RJ: Intertexto. 2011
www.escolahospitalar.uerj.br (página sobre atendimento escolar hospitalar)