UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Poética e Educação I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-15722
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender o fenômeno artístico em sua relação com a possibilidade da filosofia.
Apresentar a arte numa dimensão filosófica.
Entender as manifestações poéticas na medida de suas possibilidades de uma discussão filosófica de seus fundamentos.
Mostrar a poética como princípio de um modo específico de pensar, perceber e ser percebida, isto é, como criação.

EMENTA:

A poética perante as questões originárias: tempo/espaço. Os modos de dimensionamento da arte em relação à sua espácio-temporalidade. Estética e prescritividade: um problema poético?

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-11356 Educação Estética
EDU08-11375 Música, Filosofia e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Luiz Roberto Salinas Fontes, trad. São Paulo: Perspectiva, 2011.
HAVELOCK, Eric A. Prefácio a Platão. Tradução Enid Abreu Dobránzsky. São Paulo: Papirus, 1996.
LEÃO, Emmanuel C. Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 1992.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A origem da tragédia, Álvaro Ribeiro, trad. Lisboa: Guimarães, 2000.
PAREISON, Luigi. Os problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e Representação. M. F. Sá Correia, trad. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.