UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Fundamentos Filosóficos da Subjetividade e da Socialização I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-15721
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

INTRODUZIR ELEMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS QUE SUBSIDIEM A FORMAÇÃO, POR PARTE DO EDUCADOR, DE UMA ATITUDE DE CONSTANTE INTERROGAÇÃO DA PRÁTICA E DO COTIDIANO PEDAGÓGICOS.
EMENTA:

ESTUDO DE FUNDAMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS DA TRADIÇÃO FILOSÓFICA CAPAZES DE SUBSIDIAR O EXAME E A CRÍTICA DAS FORMAS HISTORICAMENTE INSTITUÍDAS DE PENSAR O HUMANO E SUAS RELAÇÕES EM SOCIEDADE.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08157 Top Esp II- Imaginário Social e Educação
EDU08-11344 Arte, Filosofia e Educação
EDU08-11366 Filosofia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, trad. Leonel Vallandro e Gred Bornheim. In: Os Pensadores; São Paulo: Nova Cultural, 1987.
CASSIRER, Ernst. A filosofia do iluminismo, tradução: Alvaro Cabral. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialética do esclarecimento, trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
PLATÃO. A República, trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2000.
WOLFF, Francis. Nossa humanidade: de Aristóteles à neurociência. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.