UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Estatística Aplicada à Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-15720
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Ler, interpretar e utilizar representações estatísticas (tabelas e gráficos);
- Aplicar conhecimentos e métodos estatísticos em situações reais;
- Coletar, organizar, analisar e interpretar dados e representações estatísticas;
- Utilizar planilha eletrônica para calcular medidas estatísticas e desenhar gráficos.

EMENTA:

DESCRIÇÃO QUANTITATIVA DE FENÔMENOS EDUCACIONAIS. ANÁLISES QUANTITATIVAS: OPERACIONALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS, MEDIDAS, ESCALAS, DESVIO PADRÃO, PROBABILIDADE E INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. DADOS EDUCACIONAIS COLETADOS PELO INEP E EXEMPLOS DE USO EM PESQUISA EDUCACIONAL. USO DE BANCOS DE DADOS EDUCACIONAIS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-08188 Top Esp VI- Estatística Aplicada à Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

LEVIN, J.; FOX, J. A. Estatística para ciências humanas. São Paulo: Pearson, 2004.
TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. 10 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.