UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇ
DISCIPLINA: Estatística Aplicada à Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-15720
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

DESCRIçãO QUANTITATIVA DE FENôMENOS EDUCACIONAIS. ANáLISES QUANTITATIVAS: OPERACIONALIZAçãO DE VARIáVEIS, MEDIDAS, ESCALAS, DESVIO PADRãO, PROBABILIDADE E INFERêNCIA ESTATíSTICA. DADOS EDUCACIONAIS COLETADOS PELO INEP E EXEMPLOS DE USO EM PESQUISA EDUCACIONAL. USO DE BANCOS DE DADOS EDUCACIONAIS.

OBJETIVO(S):

- Ler, interpretar e utilizar representações estatísticas (tabelas e gráficos);

- Aplicar conhecimentos e métodos estatísticos em situações reais;

- Coletar, organizar, analisar e interpretar dados e representações estatísticas;

- Utilizar planilha eletrônica para calcular medidas estatísticas e desenhar gráficos.


DISCIPLINA CORRESPONDENTE
EDU09-08188Top Esp VI- Estatística Aplicada à Educação

BIBLIOGRAFIA:

LEVIN, J.; FOX, J. A. Estatística para ciências humanas. São Paulo: Pearson, 2004.

TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. 10 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.