UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Infância e Literatura Infantil
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15717
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Resgatar a historicidade da literatura infantil, relacionando-a à história da infância.
Entender a importância da literatura infantil, enquanto produção artística e cultural, para a formação de leitores que sejam narradores.
Analisar o trabalho pedagógico com a literatura infantil, buscando contato e apropriação das crianças ao texto literário sem permitir que se perca a riqueza e a magia da literatura.

EMENTA:

História da infância e história da literatura infantil. Infância, literatura e narrativa. Literatura infantil, imaginação criadora e produção de cultura. A literatura voltada para crianças. O/A professor/a e a literatura infantil.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08240 Top Esp I: Infância e Literatura Infantil
EDU07-08241 Top Esp I: Infância,Leitura e Escrita
 
BIBLIOGRAFIA:

ARIE?S, P. História social da criança e da família. RJ: Editora Guanabara, 1981.
ARROYO, L. Literatura infantil brasileira: ensaios de preliminares para sua história e suas fontes. SP: Melhoramentos, 1968.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. SP: Summus,1984.
COELHO, N. N.. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. SP: Ática, 1991.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história e histórias. SP: Ática, 1991.
MEIRELLES, C. Problemas de literatura infantil. SP: Summus, 1979.
PRIORE, M. deI (org). História da criança no Brasil. SP: Contexto, 1992
SERRA, E. D'A. (org). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas/SP: Mercado das Letras, 1998.