UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Infância e Cinema
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15716
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Construir uma reflexão acerca da especificidade da linguagem cinematográfica.
Perceber o cinema como experiência educativa.
Buscar as relações entre a linguagem cinematográfica e o olhar infantil.
Analisar os modos como a criança e? apresentada pelo cinema.
Conhecer a Legislação que rege o cinema nacional e as recomendações de exibição em escolas.
Incentivar a criação de cineclubes em instituições educativas.

EMENTA:

A linguagem do cinema. Cinema e educação. O cinema e o olhar infantil. Imagens da infância no cinema. A criança vista como espectadora. A Lei 13006/14. Cineclubismo.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08239 Top Esp I: Infância e Cinema
 
BIBLIOGRAFIA:

ALEA, T. G. Dialética do espectador. São Paulo, Summus,1984.
ALMEIDA, Milton Jose?. Cinema, arte da memória. São Paulo, Autores Associados, 1999.
AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas, Papirus.1995.
AUMONT, Jacques. A Imagem. São Paulo, Papirus, 1995.
BERGALA, Alain. A hipótese cinema: pequeno tratado da transmissão do cinema dentro da escola. Rio de Janeiro: Booklink, 2008.
BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro, Rocco, 1999.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia do Cinema. São Paulo, Brasi1iense,1999.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia da Comunicação Visual. São Paulo, Brasiliense, 1999.
DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
DUARTE, Rosália e ALEGRIA, João. Formação estética e audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Revista Educação e Realidade, v. 33, n1, jan./jun., 2008.
FANTIN, Mônica. Crianças, cinema e educação: além do arco-íris. São Paulo: Anablume, 2011.
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e "fora" da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013
FRESQUET, Adriana (org.) Cinema e educação: a lei 13.006 - reflexões, perspectivas e propostas. Belo Horizonte: Universo, 2015.
GARCIA, Cláudia et all. Infância, cinema e sociedade. Rio de Janeiro, Ravil, 1996.
JOBIM e SOUZA, Solange (org.). Mosaico - imagens do conhecimento. Rio de Janeiro, Rios Ambiciosos, 2000.
MARCELLO, Fabiana de Amorim. Criança e cinema no exercício estético da amizade. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 215-230, set./dez. 2009
TEIXEIRA, Inês (org.). A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
TEIXEIRA, Inês (Org.) A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
TRUFFAUT, Francois. Reflexões sobre as crianças e o cinema. In: O prazer dos olhos. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.