UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: A Criança e a Mídia
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15714
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Refletir acerca da mediação da cultura e das mídias para a experiência das crianças na contemporaneidade;
Compreender a dimensão lúdica que emerge da relação infância/mídias;
(Re)pensar o papel da educação frente às possibilidades de aprender-ensinar a partir dos usos das mídias.

EMENTA:

A disciplina propõe a reflexão em torno das experiências infantis mediadas pelas mídias eletrônicas e digitais na contemporaneidade, partindo da ideia de mídia como parte constituinte da cultura. A disciplina enfatiza os aspectos lúdicos engendrados pela relação das crianças com as mídias inseridas nos cotidianos dos atuais contextos sociotécnicos e busca (re)pensar o papel da educação frente às diferentes possibilidades de aprender-ensinar que emergem dessa relação.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08235 Top Esp I: A Criança e a Mídia
 
BIBLIOGRAFIA:

ALEGRIA, João. O consumo audiovisual culturalmente ativo na infância. In: DUARTE, Rosália (org.). A televisão pelo olhar das crianças. São Paulo: Cortez, 2008.
ALVES, Lynn. A cultura lúdica e a cultura digital: interfaces possíveis. Revista Entreideias. Salvador, v. 3, n. 2, p.101-112, jul./dez., 2014.
BARRA, S. M.; SARMENTO, M. J. Os saberes das crianças e as interações em rede. Zero-a-seis, v. 8, n. 14, jul./dez. 2006.
BORBA, Ângela. Infância e Cultura nos tempos contemporâneos: um contexto de múltiplas relações. TEIAS, v.6, n.10-11, 2005.
COUTO, Edwaldo. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva. Florianópolis, v.31, n.3, set./dez. 2013.
FERREIRA, H. M. C. Dinâmicas de uma juventude conectada: a mediação dos dispositivos móveis nos processos de aprender-ensinar. Tese de doutorado (Educação). Programa de Pós-Graduac?a?o em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Crianças na era digital: desafios da comunicação e da educação. REU. Sorocaba, v. 36, n. 1, p.89-104, jun., 2010.
GIRARDELLO, Gilka; CAMPOS, Karin. A produção narrativa das crianças no contexto das mídias. Comunicação & Educação, ano XVIII, n. 2, jul./dez., 2013.
LEMOS, André. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André e CUNHA, Paulo (Org.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulinas, 2008.
MACEDO, Nélia Mara Rezende. Você tem Face? Sobre crianças e redes sociais online. Tese de doutorado (Educação). Programa de Pós-Graduac?ão em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.2014.
MARTÍN-BARBERO, J.. Novos regimes de visualidade e descentramentos culturais. In: VALTER, F., (org.). Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
MARTI?N-BABERO, J. Comunicação e mediações culturais. Entrevista concedida a? Claudia Barcellos em 13 de maio de 2000. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 23, n. 1, p. 151 - 163, 2000.
PEREIRA, Rita Ribes. O menino, os barcos, o mundo: considerações sobre a construção de conhecimento. Currículo sem fronteiras, v. 10, n.2, jul./dez, 2010.
SERRES, M. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
VILARINHO, Lucia Regina Goulart. Reflexões sobre o preparo do professor da educação infantil para dialogar com a criança midiática. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. Curitiba, v. 10, n. 25, p.194-210, mai./ago., 2015.
Vídeos:
SANTAELLA, Lucia. Palestra proferida no Sempre um Papo. YouTube. 26 março 2019. 1h10min32s. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=XhRgfLuZXNY>. Acesso em: 24 junho 2018.
O buraco no muro. Ohnisodrac. YouTube. 3 ago. 2008. 8min.17s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xx8vCy9eloE. Acesso em: 24 junho 2018.