UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: A Criança e a Cidade
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15713
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar o conceito de cidade e sua relação com a educação e a cultura.
Analisar as ideias subjacentes à formulação de uma cidade educadora, identificando os limites e as possibilidades desse projeto.
Identificar e analisar as transformações do espaço urbano e suas consequências para as vivências e experiências na cidade.
Problematizar o contexto urbano contemporâneo, principalmente de grandes cidades brasileiras.
Refletir sobre as vivências das diversas infâncias na e pela cidade.
Identificar e analisar as relações da criança com a cidade (e vice-versa) e a construção de uma cultura para/da infância no espaço da cidade.
Analisar os processos de participação das crianças na cidade contemporânea.
Analisar as possibilidades de encontros geracionais que a cidade oferece.
Analisa os desafios que a cidade contemporânea apresenta para pensar e narrar as infâncias.

EMENTA:

O sentido e o conceito de cidade e sua relação com a educação e a cultura. As transformações dos espaços públicos e privados na Modernidade, e seu impacto na vida dos/as citadinos/as. As transformações do espaço urbano na contemporaneidade, produção de acolhimentos e exclusões. Vivência e experiência na e da cidade - possibilidades individual e coletiva. A cultura do consumo e as transformações do espaço público.A desnaturalização do espaço. Uma cidade educadora - limites e possibilidades. A criança e sua relação com a cidade - pertencimento e reconhecimento. A cultura infantil no espaço da cidade.Os discursos produzidos sobre a infância e suas consequências -enclausuramento e institucionalização das crianças nos espaços privados da educação e socialização, e sua exclusão dos espaços públicos e da vida na cidade.A construção da cidade a partir de uma perspectiva adultocêntrica, e a negação de seus espaços para as crianças. Processos de resistências, brechas que as crianças encontram para experimentar a cidade.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08234 Top Esp I: A Criança e a Cidade
 
BIBLIOGRAFIA:

ARIÈS, Philippe. Por uma História da Vida Privada. In: ARIÈS, Philippe;CHARTIER, Roger. (Orgs.). História da Vida Privada: da Renascença ao Século das Luzes, p. 7-19. SP: Companhia das Letras, 1993.
BUCK-MORSS, Susan. O flâneur, o homem-sanduíche e a prostituta: a política do perambular. Espaço e Debates, 29, p. 9-31, 1990.
CALVINO, Ítalo. As cidades Invisíveis. São Paulo:Companhia das Letras, 1999.
CASTRO, Lucia Rabello. A aventura urbana: crianças e jovens no Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.
JANER, Jader; VASCONCELLOS, Tania. Geografia da infância: Territorialidades Infantis. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.103-127, 2006.
MULLER, Fernanda. Infância e Cidade: Porto Alegre através das lentes das crianças. Educação e Realidade, v. 37, n. 1, p. 295-318, 2012.
QVORTRUP, Jeans. Infância e política. Cadernos de Pesquisa, vol. 40, no. 141, p. 777-792, 2010.
ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SENNETT, Richard. O declínio do Homem Público: As tiranias da Intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SIMMEL, George. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana: Estudos de Antropologia Social, vol. 1, n°2, p. 576-591, 2005.
TAVARES, Maria Tereza. Os "pequenos" e a cidade: o papel da escola na construção do direito à cidade. Contexto & Educação, v. 1, p. 69-92, 2007.