UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: O Cotidiano Escolar: Uma Prática Social em Construção
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15712
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):


Analisar aspectos macro e microssociológicos da prática pedagógica. Analisar o conceito de cotidiano escolar como vinculado à emergência de novas questões no campo da educação escolar. Distinguir, na prática pedagógica inerente no cotidiano escolar, os mecanismos de dominação e resistência que permeiam a ação educativa e busca de alternativas às formas hegemônicas.

EMENTA:

A compreensão global do funcionamento da instituição - escola. a relação entre os processos intra-escolares e os processos sociais mais amplos. a escola e os contextos histórico-sociais situados e determinados. a construção do processo pedagógico através das práticas dos atores sociais nele envolvidos - sujeitos da história que se efetivas, também, no cotidiano escolar. Práticas sociais transformadoras no cotidiano escolar: experiências
em andamento.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08197 Top Esp I- Cotidiano Escolar : Uma Prática em Construção
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda. Tecer conhecimento em rede. In Alves, Nilda & Garcia, Regina L. (orgs). o sentido da escola. Petrópolis/RJ: DP et alii, 2008.
ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processo didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.
BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: B. Brait (Org.). Bakhtin: outros conceitos chave. São Paulo: Contexto, 2006.
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003.
PASSOS, Mailsa C. P. Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 51, p. 227-242, jan./mar. 2014. Editora UFPR.
PASSOS, Mailsa C. P. & QUEIROZ, Claudia Alexandre. Quando a emergência das mangas desloca as maçãs: um diálogo com crianças afro-brasileiras e o texto literário. In: LOPES, Ana Elisabete R. C. , PEREIRA, Rita M. R. & SANTOS, Nubia de Oliveira (Org.) InfâncIa, Juventude e educação práticas e pesquisas em diálogo. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2015.
Dossiê "A função política da alegria no cotidiano escolar" (número 45) - Caderno de Pesquisa PPGE - UFES, Vitória, 2017