UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Letramento e Educação de Pessoas Privadas de Liberdade
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15711
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Caracterizar o ambiente educativo que se configura nas Escolas do Sistema Prisional Brasileiro, com ênfase no Rio de Janeiro, onde se encontram 52 mil presos e presas, que se constituem enquanto sujeitos históricos, produtores de cultura e possuidores do Direito à Educação, como qualquer outro cidadão brasileiro.
Identificar como se constitui o Letramento da pessoa privada de liberdade, através dos relatórios de dados oficiais (e demais documentos e trabalhos científicos) sobre a Educação oferecida nos Presídios, enquanto escola pública, administrada pelo Estado, na modalidade EJA.
Produzir projetos pedagógicos que deem conta da especificidade de uma Escola no Sistema Prisional, integrando os domínios da formação de leitores e produtores de textos, enquanto necessidade de se pensar o Letramento enquanto agente de ressocialização do sujeito apenado.
Compreender o Letramento de pessoas privadas de liberdade enquanto instrumento de libertação intelectual, para além das grades de um Sistema Prisional.
Conhecer o Projeto Remição pela Leitura.

EMENTA:

A prática de ensino da Linguagem no Ensino Fundamental, oferecido pelo Estado dentro do Sistema Prisional, como favorecedora da construção de um conceito de Letramento que seja capaz de ser coadjuvante no processo de ressocialização da pessoa privada de liberdade. A diversidade de sujeitos cognoscentes representados no aluno real das Escolas do Sistema Prisional. Conscientização e acesso aos documentos científicos e legais que deem conta de caracterizar a Escola do Sistema Prisional: direito ou privilégio? O projeto curricular e a área de linguagem no Ensino Fundamental de acordo com as Diretrizes vigentes da Educação no Sistema Prisional. Estratégias de ensino interdisciplinar dos processos de formação de leitores e produtores de textos e do desenvolvimento do emprego da escrita, dentro da especificidade da pessoa privada de liberdade. A biblioteca no Sistema Prisional. A Lei de Remição enquanto instrumento de ressocialização e acesso à Literatura Clássica. O estudo como forma de diminuir a pena a ser cumprida. A complexa pedagogia na Escola de pessoas privadas de Liberdade. Leitura, Escrita e Liberdade, a sedução pela literatura e o desejo, da pessoa presa, de se tornar um escritor da própria história.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15503 Fundamentos da Linguagem e Educação
PRÉ-REQUISITO 2:

EDU02-15509 Princípios e Processos de Formação de Leitores e Escritores
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08133 Tópicos Especiais em Estudos Aplicados ao Ensino IV
 
BIBLIOGRAFIA:

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RESOLUÇÃO CEB/CNE n. 2, de 25 de outubro de 2010. Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 mai. 2010

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