UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação e Experiências no Trabalho de Campo
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15710
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender a educação como prática social, vivida em diferentes espaços e tempos, por meio de atividades de campo;
Planejar e executar atividades de campo para o ensino nas diferentes áreas de conhecimento;
Conhecer metodologias de planejamento, coletada de dados e avaliação de práticas de campo nas séries iniciais do ensino fundamental.
Realizar aulas práticas, com visitas de campo, combinadas com discussões e debates em sala de aula.

EMENTA:

A educação como prática social vivida em diferentes espaços e tempos. Modos de conhecer criados no cotidiano, a partir das experiências de cidade e das práticas de uso e produção de mídias. A cidade como local de criação de saberes e testemunho das relações sociais de produção. A cidade como obra contínua de seus praticantes, em constante tensionamento na disputa discursiva, estética e ética pela construção de seus imaginários, nos quais seus patrimônios reconhecidos ou "clandestinos" não escapam também sem produzir choques. Patrimônio material e imaterial, respectivamente, na representação de conhecimentos e valorização de saberes. Culturas urbanas, apropriações e imaginários. O potencial pedagógico de atividades práticas no ensino. Metodologias de planejamento, observação, registro, coleta de dados e avaliação de atividades de campo. A cidade e os diferentes espaços educativos: museus, parques, zoológicos, jardins botânicos, aquários, centros culturais, etc.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08132 Tópicos Especiais em Estudos Aplicados ao Ensino III
 
BIBLIOGRAFIA:

AMORIM, M. E. O trabalho de campo como recurso de ensino em Geografia, em unidades de conservação ambiental. 2006. 170 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. 2006.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MAGNANI. J. C. Quando o campo é a cidade: fazendo antropologia na metrópole. In: Magnani, José Guilherme C. & Torres, Lilian de Lucca (Orgs.) Na Metrópole - Textos de Antropologia Urbana. EDUSP, São Paulo, 1996.

PEREIRA, R. M.; SOUZA, J. C. de. Uma reflexão acerca da importância do trabalho de campo e sua aplicabilidade no ensino de Geografia. Revista Mirante, Goiânia, 2. ed., v. 01, Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 3-22, jan./jun. 2012. ISSN 2179-4510 - www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br 22 n. 01, p. 1-15, set. 2007.

VIVEIRO, A. A. Atividades de campo no ensino das ciências: investigando concepções e práticas de um grupo de professores. 2006. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.