UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Laboratório Interativo de Educação Matemática
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15708
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Contribuir para a formação inicial e continuada dos professores que ensinam matemática;
Propiciar uma reflexão para os licenciandos sobre suas futuras práticas pedagógicas que abordam o ensino e aprendizagem de matemática;
Resgatar os conceitos matemáticos a serem ensinados na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Interagir com diferentes materiais manipuláveis físicos e virtuais referentes ao ensino de matemática nos anos iniciais e na educação infantil.
Utilizar diferente metodologias que produzam significados na aprendizagem em matemática de crianças, jovens e adultos

EMENTA:


Organização curricular em matemática. Uso de diferentes metodologias de ensino. Materiais manipuláveis, acervo do Laboratório Interativo de Educação Matemática (LIEDUMAT). Jogos em sala de aula. Recursos eletrônicos como o vídeo, TV e software. Produção de novos materiais para o ensino e aprendizagem de matemática.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08230 Top Esp V: O Computador na Educação Matemática
 
BIBLIOGRAFIA:

OLIVEIRA, R., ALVES, N.F., e FERRAZ, N.E. O GEPEM e a Formação de Professores: 40 Anos de Atuação. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 68, p. 92-102, 2016.
KINDEL, D. S; OLIVEIRA, R Espaços de Formação Matemática: Laboratórios, Feiras e Mostras. Artigo Boletim GEPEM n.69 Julho/dez 2016. p.15-28 -ISSN 2176-2988 (http://dx.doi.org/10.4322/ gepem.2017.003).
KINDEL, D. S; OLIVEIRA, R. O Uso de Materiais Manipuláveis na Alfabetização Matemática. In: MAIS, M. G. B; BRIÃO, G (Org). Alfabetização Matemática: Perspectivas Atuais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. Cap. 4, p. 61-81. V. 1.
OLIVEIRA, R., FERRAZ, N.E. Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais. Boletim GEPEM n.71 Julho/dez 2017. P. 127 - 135 -ISSN: 2176-2988 http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2017.041
Pensando algebricamente no 6º ano: uma concepção para produção de Conhecimento Publicado no Boletim GEPEM n.72 - jan. /jul. 2018 p.74-99 -ISSN: 2176-2988). http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2018.006
MESTRINHO, N.; OLIVEIRA, H.. A integração do Tangram na aula de geometria - uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos. Disponiviel em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7076/1/
LORENZATO, Sérgio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. Coleção Formação de Professores.
OLIVEIRA , R.; FERREIRA, N. A. ; FERRAZ, E. N. - O GEPEM e a Formação de Professores: 40 Anos de Atuação. Seropédica, RJ. Boletim GEPEM n. 68. p.92-102 (http://dx.doi.org/10.4322/gepem. 2016.021).
POWELL, A. B., & BAIRRAL, M. A. (2006). A escrita e o pensamento matemático: Interações e potencialidades. Campinas: Papirus.
RÊGO, R.G; RÊGO, R. M. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino da matemática. In: Lorenzato, Sérgio (org.) O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 39 -56.
SARMENTO, A. K. C.. A utilizacao de materiais manipulativos nas aulas de matemática. http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/ GT_02_18_2010.pdf.