UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação e Ciência em Museus de Ciências
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15706
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

RELACIONAR OS DIVERSOS MUSEUS DE CIÊNCIAS NO RIO DE JANEIRO E AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MUSEUS
DISCUTIR O PAPEL DE MUSEUS DE CIÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL
EVIDENCIAR AS DIFERENÇAS ENTRE OS MUSEUS DE CIÊNCIAS TRADICIONAIS E OS MUSEUS DE CIÊNCIAS DO SÉCULO XXI
INVESTIGAR A ORGANIZAÇÃO DE MUSEUS DE CIÊNCIAS HOJE E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)
AVALIAR O PROJETO EDUCATIVO DOS MUSEUS DE CIÊNCIAS

EMENTA:

HISTÓRICO DOS MUSEUS DE CIÊNCIAS NO BRASIL E NO RIO DE JANEIRO. MUSEUS DE CIÊNCIAS: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO. ORGANIZAÇÃO DE MUSEUS: INSTALAÇÕES, ACERVOS, RECURSOS HUMANOS, ACESSIBILIDADE. MUSEOLOGIA EM TRANSFORMAÇÃO: CRIATIVIDADE, TECNOLOGIA. EDUCAÇÃO MUSEOLÓGICA E PROJETO EDUCATIVO. PLANEJAMENTO DE VISITAÇÃO A MUSEUS DE CIÊNCIAS. POTENCIAL PEDAGÓGICO DE MUSEUS DE CIÊNCIAS. INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA NO PROGRAMA EDUCATIVO DE MUSEUS DE CIÊNCIAS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08228 Top Esp V:Fund Cien Natureza Anos Iniciais Ens Fund Crian,Jov e Adultos II
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, A. DESAFIOS NA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA. REVISTA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO. SÃO PAULO, P. 50-56, DEZ. 1997.
DELIZOICOV, D. ENSINO DE CIÊNCIAS: FUNDAMENTOS E MÉTODOS. SÃO PAULO: CORTEZ, 2008.
GOUVEA, G. EDUCAÇÃO E MUSEU: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CARÁTER EDUCATIVO DOS MUSEUS DE CIÊNCIA. RIO DE JANEIRO: ACESS, 2003.
HORA, D.; SANTOS, E. A CRISE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. IN: CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO, CECIERJ, 2006.
LOPES, M. O BRASIL DESCOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA: OS MUSEUS E AS CIÊNCIAS NATURAIS NO SÉCULO XIX. SÃO PAULO: HUCITEC, 1997.
MARANDINO, M. MUSEUS DE CIÊNCIAS, COLEÇÕES E EDUCAÇÃO: RELAÇÕES NECESSÁRIAS. REVISTA MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO. RIO DE JANEIRO, V. 2, N. 2, P. 1-11, JUL. 2009.
MULAYERT, F. ; SMIDERLE, G. DESCOMPLICANDO A CIÊNCIA. CAMPOS DOS GOYTACAZES, EDUENF, 2010.