UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação ambiental na escola pública
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15704
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

APRESENTAR O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL;
HISTORICIZAR A CONSTITUIÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO MUNDO E NO BRASIL;
DISCUTIR AS DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL;
PROBLEMATIZAR AS FORMAS DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL;
DEBATER ALGUMAS TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS SOB O VIÉS CRÍTICO, VISLUMBRANDO POSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS ESCOLAS PÚBLICAS.

EMENTA:

CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA, SOCIAL E POLÍTICA DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA E SUAS MARCAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NEXOS E TENSÕES ENTRE OS CAMPOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DA EDUCAÇÃO. A CONSTITUIÇÃO SOCIO-HISTÓRICA DA ESCOLA PÚBLICA. A ESCOLA PÚBLICA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. OS CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. MACROTENDÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL. TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS: ÁGUA, ALIMENTAÇÃO, CONSUMO, LIXO, ETC.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08226 Top Esp V: Educação em Ciência
 
BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, I. C. M. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO. SÃO PAULO: CORTEZ, 2004.
GUIMARÃES, M. DIMENSÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO. CAMPÍNAS: PAPIRUS, 1995.
GUIMARÃES, M. A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS. CAMPINAS: PAPIRUS, 2004.
GUIMARÃES, M. (ORG.). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA FORMA À AÇÃO. CAMPINAS: PAPIRUS, 2006.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. AS MACROTENDÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA. AMBIENTE & SOCIEDADE, VOL. 17, N. 1, 2014, PP. 23-40.
LIMA, G. F. C. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: FORMAÇÃO, IDENTIDADES E DESAFIOS. CAMPINAS: PAPIRUS, 2011.
LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (ORGS.). A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2005.
LOUREIRO, C. F. B. O MOVIMENTO AMBIENTALISTA E O PENSAMENTO CRÍTICO. SÃO PAULO: CORTEZ, 2003.
LOUREIRO, C. F. B. TRAJETÓRIA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SÃO PAULO: CORTEZ, 2004.
LOUREIRO, C. F. B. PENSAMENTO COMPLEXO, DIALÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SÃO PAULO: CORTEZ, 2006.
LOUREIRO, C. F. B. (ORG.) A QUESTÃO AMBIENTAL NO PENSAMENTO CRÍTICO: NATUREZA, TRABALHO E EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2007.
LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (ORGS.). REPENSAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR CRÍTICO. SÃO PAULO: CORTEZ, 2009.
LOUREIRO, C. F. B. SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA ECONOMIA POLÍTICA. SÃO PAULO: CORTEZ, 2012.
LOUREIRO, C. F. B.; LAMOSA, R. A. C. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UM BALANÇO CRÍTICO DA DÉCADA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2015.
MARQUES, L. CAPITALISMO E COLAPSO AMBIENTAL. 2 ED. CAMPINAS: EDITORA DA UNICAMP, 2016.
PORTO-GONÇALVES, C. W. O DESAFIO AMBIENTAL. COLEÇÃO OS PORQUÊS DA DESORDEM MUNDIAL: MESTRES EXPLICAM A GLOBALIZAÇÃO. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2013.
TOZONI-REIS, M. F. C. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NATUREZA, RAZÃO E HISTÓRIA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2004.