UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História, Cultura Afro-Brasileira e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15702
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Geral - Compreender a produção atual sobre Cultura Afro-Brasileira;
Específicos: Discutir as Diásporas Africanas e a Formação da Sociedade Brasileira; Refletir sobre os Estudos Afro-Brasileiros e suas relações com a História e as Ciências Sociais; Investigar a Cultura Afro-Brasileira e seu patrimônio material e imaterial; Relacionar a Cultura Afro-Brasileira e sua contribuição à Educação.

EMENTA:

O campo de investigação dos estudos sobre Cultura Afro-Brasileira e Diásporas e suas relações com a História e as Ciências Sociais; As culturas afro-brasileira e africanas e suas relações com a Educação ; Cultura Afro-Brasileira - patrimônio material e imaterial.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-11351 Cultura Afro-Brasileira e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDREWS, George Reid. América afro-latina: 1800-2000. São Carlos: Eduscar, 2007.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Ed. UFMG: Belo Horizonte, 2005.
CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 5ªed. São Paulo: Globo, 2008. V.01.
FIGUEIREDO, Ângela; GROSFOGUEL, Ramón. 2009. "Racismo à brasileira ou racismo sem racistas: colonialidade e a negação do racismo no espaço universitário". Sociedade e Cultura, v. 12, n. 2, pp. 223-234.
FONSECA, Marcus Vinícius. A educação dos negros: uma nova face do processo de abolição da escravidão no Brasil. Bragança Paulista: EDUSF, 2002
FONSECA, Marcus Vinicius; BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência, São Paulo, Rio de Janeiro, 34/Universidade Cândido Mendes - Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001
HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1996.
IGREJA, Rebecca; AGUDELO, Carlos. Afrodescendentes na América Latina e Caribe: novos caminhos, novas perspectivas em um contexto global multicultura. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v. 08, n.01, p.13-28, 2014
ISAIA, Artur César. Orixás e Espíritos: o debate interdisciplinar na pesquisa contemporânea. Uberlândia: EDUFU, 2006
LANDER, Edgardo (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso (Colección Sur-Sur), 2005.
LAO-MONTES, Agustín. Empoderamiento, descolonización y democracia sustantiva. Afinando principios ético-políticos para las diásporas Afroamericanas. Revista CS, n. 12, p. 53-84, 2013. Doi 10.184/recs.i12.1677.
MACAGNO, Lorenzo. O dilema multicultural. Curitiba/Rio de Janeiro: Editora da UFPR/Graphia, 2014.
MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2007.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro - processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978.
NASCIMENTO, Abdias do. O negro revoltado. 2ªed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
ROMÃO, Jeruse (org.) História da Educação do Negro e outras histórias. Brasília: MEC/SECAD, 2005
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2011.
SILVA, Alberto da Costa e. Um rio chamado Atlântico. A África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/UFRJ, 2003.