UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Relação Escola e Família
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15701
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Propiciar aos alunos contato com os problemas que surgem na relação entre escola e família. Apresentar a literatura sobre a temática. Analisar as possibilidades dessa relação de acordo com material produzido nas políticas públicas.
EMENTA:

A relação escola e família e as pesquisas em sociologia da educação sobre o tema. Os intervenientes da relação. Análise macrossociológica e processos microssociais. A produção das desigualdades educacionais a partir da relação família e escola. Questões atuais que envolvem a relação escola e família.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Maria Teresa Gonzaga et al. Fatores familiares e desempenho escolar: uma abordagem multidimensional. Dados, Rio de Janeiro, v. 56, n. 3, p. 571-603, set. 2013.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa [online]. 2000, n.110, pp.143-155.
CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M (org.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, NEC, 2009.
LAREAU, Annette. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em revista. Belo Horizonte, n. 46, p. 13-82, dez. 2007.
NOGUEIRA, Maria Alice. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, vol. XL (176), 2005, 563-578.
PERRENOUD, Phillipe. O que a escola faz às famílias. In: PERRENOUD, Phillipe; MONTANDON, Cléopâtre (org). Entre Pais e Professores, um diálogo impossível? Para uma análise sociológica das interações entre a família e a escola. Oeiras: Celta Editora, p. 55-112, 2001.