UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História, Família e Infância
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15699
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Questões contemporâneas sobre mulher, família e infância. Mulher, família e infância na história. A família como instituição educativa: relações/tensões estabelecidas com a instituição escolar. A criança e a mulher na família e na sociedade; ações educativas dirigidas a esses atores sociais. A ´civilização´ da família como estratégia de modelação da sociedade; intervenções modeladoras conduzidas por diferentes agências sociais públicas e privadas. A historiografia da educação e os olhares sobre a esfera privada da vida social.

OBJETIVO(S):

- Discutir questões referentes à família e à infância em suas conexões com a educação no tempo e no espaço, a partir de questões do presente.

- Analisar transformações observadas na vida familiar de diferentes segmentos sociais, observando as mudanças relativas ao lugar da criança e da mulher no espaço doméstico e social e as repercussões produzidas no panorama educacional.

- Refletir sobre a família como instituição educativa, atentando para as relações/tensões estabelecidas com a escola.

- Examinar múltiplos dispositivos modeladores dirigidos à família e à infância.

- Refletir sobre a historiografia que trata dos processos referentes à vida privada, à dinâmica familiar e à infância em seus nexos com a temática educativa.


DISCIPLINA CORRESPONDENTE
EDU05-08183Top Esp V- História, Família e Infância

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