UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Leitura e Produção de Textos - Ciências Sociais e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15693
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar a leitura e a escrita como ações concomitantes.
Discutir a leitura e a escrita como criações humanas.
Resgatar a história da cultura escrita.
Destacar o significado social das novas tecnologias de leitura e de escrita. Caracterizar a leitura e a escrita como ofício da pesquisa.
Introduzir a prática da escrita cientifica: fichamento, resumo, resenha, projeto de pesquisa, relatório de pesquisa, monografia, dissertação, tese, artigo científico, publicação científica.

EMENTA:

Leitura e escrita como ações humanas: autonomia, autoria, apagamento, memória, inventividade, produção de sentido. História da cultura escrita. Tecnologias de leitura e escrita. Leitura e escrita como ofício do pesquisador: produção de conhecimento, objetivismo, subjetivismo. Escrita científica: fichamento, resumo, resenha, projeto de pesquisa, relatório de pesquisa, monografia, dissertação, tese, artigo científico, publicação científica.


BIBLIOGRAFIA:

BECKER, Howard S. Truques da escrita. Zahar, 2015.
BERGAMINI, Atílio (2017). Escravos: escrita, leitura e liberdade. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.35, n.71, p.115-136, 2017
CHARTIER, Roger (2017). Novas tecnologias e a história da cultura escrita. Obra, leitura, memória e apagamento. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.35, n.71, p.17-29, 2017.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Unesp, 2002.
CHARTIER, Roger. Práticas da Leitura. Tradução: Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Perspectiva, 2014
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1998.
HENRIQUES, Claudio Cezar e SIMÕES, Darcilia (orgs). A redação de trabalhos acadêmicos: teoria e prática. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004.
MARTIN, Eloísa (2018). Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Revista Sociedade e Estado - Volume 33, Número 3, Setembro/Dezembro 2018
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 2014
OLIVEIRA, Adriano de; MACHADO, Monike Caroline Zirke e LARA, Rafael da Cunha. Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição do intelectual. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012
OLSON, David R. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Ática, 1997
PEREIRA, Marcos Villela. A escrita acadêmica - do excessivo ao razoável Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013, 213-228
VITÓRIA, Maria Inês Corte e CHRISTOFOLI, Maria Conceição Pillon. A escrita no ensino superior. Educação, Santa Maria, v. 38, n.1, p. 41-54, jan/abr, 2013