UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Educação Especial e Inclusiva
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-15686
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio2 2 30
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Participar de experiência prática de estágio em ambientes escolares com alunos com deficiências/diferenças funcionais.
- Refletir sobre a realidade vivenciada e compreender o papel da temática da Educação Especial para a escolarização da clientela com deficiência/diferença funcional.
- Compreender a necessidade de construção de conhecimento sobre o referencial teórico-metodológico pertinente à Educação Especial para a atuação docente.

EMENTA:

A experiência pedagógico-educacional em escolas regulares, Instituições educacionais especializadas ou com proposta Inclusiva e em serviços de atendimento educacional especializado (AEE). Elaboração de Projeto de Estágio. Observação, registro e análise. Relatório de Estágio.

TRAVA:

83 créditos (Pedagogia - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

BARRETO, Flávio Chame. ESTRATÉGIAS DOCENTES EFICAZES:: Quando a Neurociência, as Teorias de Aprendizagem e a Prática do Professor se complementam. 2014
BUDEL, Gislaiine Coimbra. MEIER. Marcos. Mediação de Aprendizagem na educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2012.
GOMES, Marise Miranda. O Orientador Educacional, o Mediador Escolar e a Inclusão: Um Caminho em Construção. Edição Padrão, 2014
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
OLIVEIRA, Elisângela Silva de, GHEDIN, Evandro, ALMEIDA, WHASGTHON A. DE . Estágio com pesquisa. Cortez Editora, 2015.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores. Unidade Teoria e Prática? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010