UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: EDU06-15685
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio4 4 60
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Observar e vivenciar, de modo participante, a atuação de professores e práticas pedagógicas em escolas de EJA.
Conhecer rotinas, sujeitos - docentes e discentes - e os sentidos de estar na escola de EJA.
Participar de encontros de planejamento de aulas, de estudos, de atividades da escola, de avaliação.
Planejar, juntamente com a coordenação de EJA, o desenvolvimento do estágio na escola.
Elaborar projeto, aula, ou conjunto de aulas, sob supervisão da professora ou do professor da turma em que estiver estagiando, a ser desenvolvido no decorrer do estágio.
Conhecer condicionantes estruturais e simbólicos que produzem os sujeitos da EJA.
Tecer reflexões e considerações acerca de observações, vivências e intervenções ocorridas durante o estágio buscando relacionar conhecimentos teóricos apreendidos ao longo do curso com perspectivas e ações pedagógicas vivenciadas, observadas e realizadas durante o estágio, na escola de EJA.

EMENTA:

Formação de professoras/es e de pedagogas/os na licenciatura plena em Pedagogia e compreensão da diversidade de práticas, sujeitos, modos de conhecer e aprender. Ações educativas e/ou pedagógicas constituídas em espaços escolares de jovens e adultos. Sentidos produzidos para o estar na escola de jovens e adultos relacionados a distintos condicionantes de não conclusão da escolarização básica. Espaços escolares como campo de estágio na perspectiva de pesquisa participante ou de abordagem etnográfica: observação, inserção no campo de estágio com intervenção, problematização e reflexão acerca de ações e práticas vivenciadas e observadas durante o estágio.

TRAVA:

83 créditos (Pedagogia - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

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