UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: Plataformas Bibliográficas em Etnobotânica
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCBS02-15656
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCBS - Ciências Biológicas (versão 2)
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Biotecnologia e Produção
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Gestão Ambiental
FCBS - Farmácia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Realizar um levantamento bibliográfico (1990 até a presente data) e correlacionar os dados encontrados com a atividade biológica plantas e seues derivados previamente definido pelo professor. Aprender a manusear de literatura localizada em bancos de dados [BDTD (UERJ - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações); OasisBr (IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; Google acadêmico Google Scholar, Pubmed, Scielo e Science Direct]. Descrever todas as referências bibliográficas encontradas na norma ABNT NBR 6023, 2018 (Informação e documentação - Referências - Elaboração); Aprender a utilizar os principais programas 2D (ACD/ChemSketch Freeware). (https://www.youtube.com/watch?v=FJkdv_SfzD8; https://www.youtube.com/watch?v=_ipd3z8gczU. Descrever de forma sucinta seus resultados na norma culta da língua.

EMENTA:

A etnobotânica consiste no estudo das inter-relações das sociedades humanas com a natureza. Portanto, a disciplina apresenta caráter interdisciplinar e integrador, aliando os fatores culturais e ambientais.com o científico. Pesquisas de cunho etnobotânico ajudam planejadores, agências de desenvolvimento, organizações, governos e comunidades a conceber e implementar práticas de conservação e desenvolvimento. A partir deste contexto, a presente disciplina objetiva traçar um panorama sobre o desenvolvimento da etnobotânica no Brasil e no mundo. A aquisição deste conhecimento se dá a partir de fontes documentais provenientes de levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos através do uso de operadores booleanos e filtros de pesquisa.


BIBLIOGRAFIA:

ALBUQUERQUE, Ulysses P.; LUCENA, Reinaldo F. P. Can apparency affect the use of plants by local people in tropical forests? Interciência, n. 30, p. 506-510, 2005.
ALEXIADES, Miguel N. Ethnobotany in the Third Millennium: expectations and unresolved issues. Delpinoa, n. 45, p. 15-28, 2003.
OLIVEIRA, Flavia C.; ALBUQUERQUE, Ulysses P.; FONSECA-KRUEL, Viviane S.; HANAZAKI, Natalia. Avanços nas pesquisas etnobotânicas no Brasil. Acta Botanica Brasilica, Feira de Santana, BA, v. 23, n. 2, p. 590-605, 2009.
PNUMA. CBD/WG-ASB/1/4 Disponivel em SANTOS, Boaventura S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Critical Review of Social Sciences, n. 78, p. 3-46, 2007.