UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: Psicologia do Trabalho
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCBS02-15642
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCBS - Ciências Biológicas (versão 2)
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Biotecnologia e Produção
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Gestão Ambiental
FCBS - Farmácia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

A partir de subsídios teóricos, promover a reflexão, a análise e o debate coletivo acerca da trajetória sóciohistórica da dita “dimensão rabalho” desenhada entre as diversas fases da Modernidade.

EMENTA:

1. O Objeto da Psicologia do Trabalho, O que é o trabalho; O que o trabalho tem sido; O que se tem pensado sobre o trabalho. 2. Historicizando a Produção dos Contextos Laborais. Condições e Organização do Trabalho na Modernidade, na Pós-Modernidade e na Hipermodernidade: O Nascimento das Fábricas; Psicologia do Trabalho e o Taylorismo; Psicologia do Trabalho e o Fordismo; As Metamorfoses do Trabalho atuais sob a ótica da Psicologia do Trabalho. 3. Exercícios de Intervenção da Psicologia do Trabalho: Analisando o locus Laboral: compreender o contexto laboral – variabilidade, regulação e competência: Trabalho Prescrito e Trabalho Real no atual mundo do trabalho; Gerir a performance; Qualidade de Vida do trabalhador. Condutas de Trabalho: aplicação de normativas vigentes e segurança no trabalho: Acidentologia Contemporânea; Implicações da Psicologia do Trabalho em intervenções nos contextos laborais através da Análise do Trabalho; Práticas em Ergonomia: a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) no locus laboral.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-16244 Psicologia do Trabalho
UEZO01-16388 Psicologia do Trabalho
UEZO01-16771 Psicologia do Trabalho
UEZO01-16817 Psicologia do Trabalho
 
BIBLIOGRAFIA:

ALBORNOZ, Suzana. O Que é Trabalho?, São Paulo: Brasiliense, 2008. - DECCA, Edgar de. O Nascimento das Fábricas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
PINTO, Geraldo Augusto. A Organização do Trabalho no Século 20: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.
ABRAHÃO, Júlia, SZELWAR, Laerte, SILVINO, Alexandre, SARMET, Maurício, PINHO, Diana. Introdução à Ergonomia: da prática à teoria. São Paulo: Ed Blucher, 2009.
GUÉRIN, F., LAVILLE, A., DANIELLOU, F., DURAFFOURG, J., KERGUELEN, A. Compreender o Trabalho para Transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Ed Blucher, 2001.
VIDAL, Mario César. Guia para Análise Ergonômica do Trabalho (AET) na Empresa. Rio de Janeiro: Ed. Virtual Científica, 2003.
DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora 17- Ergonomia. Brasília: MTE, 2004.