UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
DISCIPLINA: Língua Inglesa Instrumental
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCBS01-15634
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCBS - Ciências Biológicas (versão 2)
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Biotecnologia e Produção
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Gestão Ambiental
FCBS - Farmácia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Adquirir competência lingüística para a leitura de textos de modo crítico-reflexivo em um contexto globalizado, mediado cada vez mais pelas novas tecnologias e por desafios que exigem uma percepção atenta das questões que a realidade nos impõe.
EMENTA:

English for Specific Purposes (ESP) ou Inglês para Fins Específicos (conhecido como inglês instrumental), cresceu desde o início da década de 60 a ponto de se tornar uma das áreas mais importantes do ensino de língua estrangeira nos dias de hoje. Seu Desenvolvimento é constatado pelos diversos cursos de mestrado oferecidos por um número expressivo de universidades na Europa, nos Estados Unidos, no Brasil e em muitos outros países de língua inglesa. Atualmente várias revistas e jornais em ESP são dedicados à discussão desta área. Isso demonstra como esse estudo vem atraindo a atenção de professores de línguas, profissionais de diversas áreas da educação, dos governos e do público em geral que querem conhecê-la. Por esta razão entendemos que o futuro profissional precisa: Ler texto de Ciência e Tecnologia que condiga com sua área, abordando forma, conteúdo, relevância e organização. Esta prática baseia-se nos novos paradigmas educacionais, nas tecnologias presentes no cotidiano da vida em sociedade e nos pressupostos teóricos que o ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos proporciona. Isso implica em conhecer o discurso científico-formal nos seus aspectos semânticos, lexicais, sintáticos e morfológicos. A discussão crítica textual desses assuntos, cria uma dinâmica própria que promove o pensar, o diálogo e o inovar. Desta construção do conhecimento, poderão surgir trabalhos que contribuirão para o aprimoramento do nível educacional do discente e da pesquisa do seu campo de estudo.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-15922 Ligua Inglesa Instrumental
UEZO01-16436 Lingua Inglesa Instrumental
 
BIBLIOGRAFIA:

CELCE-MURCIA, Marianne. Teaching English as a Second or Foreign Language. USA: Heinle & Heinle Publishers, 2001.
CELCE-MURCIA, Marianne, LARSEN-FREEMAN, Diane. The Grammar Book. USA: Heinle & Heinle Publishers, 1999.
DUDLEY-EVANS, Maggie, JO, St. John. Developments in English for Specific Purposes. USA: Cambridge University Press, 1998.
GEBHARD, Jerry Greer. Teaching English as a foreign or second language. USA: The University of Michigan Press, 2000.
GRELLET, Françoise. Developing reading skills. USA: Cambrigde University Press, 2009
NUTTAL, Christine. Teaching Reading Skills in a foreign language.UK : A division of Macmillan Pblishers Limited, 2005.
SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. USA: Cambridge University Press, 2005.