UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTEGRADAS
DISCIPLINA: Psicologia Médica I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM14-15556
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCM - Medicina (versão 9)
FCM - Medicina. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0240
Prática/
Trabalho de Campo
0120
TOTAL 0 3 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar que o estudante de medicina conheça as etapas do ciclo da vida e suas especificidades, de forma que possa ser capaz de avaliar junto com o indivíduo como foi ou como está sendo sua passagem por estas fases.
Identificar e refletir sobre os fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais que contribuem para um desenvolvimento mais ou menos satisfatório ao longo da vida; refletir sobre a interação entre esses fatores.
Iniciar o desenvolvimento de uma identidade médica, para que o estudante possa tornar-se capaz de ouvir o paciente no seu contexto psicossocial através da realização de entrevistas.
Estimular o contato com profissionais da área médica e de outras, ouvindo sobre seu trabalho, sobre suas dificuldades e gratificações.
Ajudar a elaborar a futura crise do terceiro ano, antecipando o contato com o paciente e seus familiares.

EMENTA:

Estudo das etapas do ciclo da vida e suas particularidades: gestação, infância, adolescência, idade adulta, velhice e morte e sua correlação com o processo de saúde-doença.


BIBLIOGRAFIA:

Brasil, M.A.; Campos, E.P.; Amaral, G. F.; Medeiros, J.G.M. (Org). Psicologia Médica - A dimensão psicossocial da prática médica. 1ª Ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2012.
De Marco, M. A. et al. Psicologia médica: abordagem integral do processo saúde-doença. Porto Alegre, Artmed, 2012.
Schmitt, E-E. Oscar e a Senhora Rosa: Trilogia Do Invisível. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2003.