UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Cotidianos e Criação de Currículos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15529
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Identificar os movimentos de criação de currículos nos cotidianos escolares. Caracterizar as relações entre os vários currículos que circulam nas escolas - oficiais, dos artefatos culturais (livros didáticos; textos científicos; etc) - e aqueles criados nas relações cotidianas. Caracterizar as redes educativas de formação humana e suas relações nos tantos 'dentrofora' dos 'espaçostempos' escolares. Aspectos culturais - artefatos, relações com as artes etc - que atuam na criação dos currículos.
EMENTA:

As redes educativas que formamos e nas quais nos formamos. Produção cultural das artes, seus usos e sua influência na criação curricular. Os tantos movimentos de criação curricular, dos oficiais aos cotidianos. Artefatos culturais e artefatos curriculares.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação. nº 23. Rio de Janeiro/Campinas: ANPEd/Autores Associados, maio/agosto 2003, p. 62-74.
BROTAS, Diego. Sonoridades, música e mobilidade: um estudo sobre as novas práticas tecnológicas baseadas na espacialização e nos dispositivos móveis. Revista eletrônica Ciberlegenda. Niterói: Pós-graduação em Comunicação/UFF, n. 24, vol 2, 2011/1: 16-26.
CANCLINI, Néstor García. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Rio de janeiro: Editora Vozes, 2013
GODOY, Ana. Paisagens sonoras: quando a escuta recorta o invisível [divagações a propósito de algumas experimentações]. Revista ALEGRAR. Campinas/SP. Laboratório de sensibilidades/Unicamp , dez/2011 (8): 01-11.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. S. Paulo: Ateliê Editorial, 2002, 3ª Ed.
MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo e outros ensaios herejes. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando. Educacion y Cultura Visual. Barcelona: editorial Octaedro, 2010
HERNANDÉZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
OLIVEIRA, Inês B. (org.) O campo de estudos do cotidiano e sua contribuição para a pesquisa em educação. In. SCHWARTZ, C. M., CARVALHO, J. M., SIMÕES, R. H. S. e ARAUJO, V. C. (orgs.) Desafios da educação básica: a pesquisa em educação. Vitória: EDUFES, 2007b.
______. O Currículo como criação cotidiana. Petrópolis/RJ. DP et Alii, 2012.
PASSOS, Mailsa. Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação. Educar em Revista, n. 51, p. 227-242, jan./mar. 2014. Curitiba: Editora UFPR, 2014.
PINAR, William. Multiculturalismo malicioso. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.149-168, Jul/Dez 2009.
PIPANO, Isaac. Além do que se vê - o som e as paisagens sonoras no documentário Dong, de Jia Zhang-ke. Revista eletrônica Ciberlegenda. Niterói: Pós-graduação em Comunicação/UFF, n. 24, vol 1, 2011/1: 73 -83
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.
RODRIGUES, Alexsandro; CAETANO, Marcio. Número temático "A escola e a pesquisa com o seu cotidiano: pensamentos de Nilda Alves e Regina Leite Garcia". Momentos: diálogos em educação, v. 25, n. 1. 2016, Rio Grande/RS: FURG, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.
______. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, Edmea; SANTOS, Rosemary. Cibercultura: redes educativas e práticas cotidianas. Revista Eletrônica Pesquiseduca. v.04, n. 07, jan.-jul.2012. Santos/SP: UniSantos, 2012.
SOARES, Maria da Conceição. Tramas entre conhecimentos científicos e saberes cotidianos na tessitura dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 16 n.2, p. 163-177, 2016.
VARGAS, Maja; FILÉ, Valter; ALVES, Nilda. Tecnologias, imagens, sons e currículos nos cotidianos, Currículo sem fronteiras, v.7, Jul/Dez 2007 (2). Pelotas/RS: 38-70
VICTORIO, Aldo Filho. Arte, poética, imagens, visualidades, jovens e performance no acontecimento cotidiano da cidade mundo. In Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2013. https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/10725
VICTORIO FILHO, Aldo; BERINO, Aristóteles. Culturas juvenis, cotidiano e currículo. Currículo sem Fronteiras, v.7, n.2, Jul/Dez 2007: 07-20.