UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação Geográfica nos Anos Iniciais do Ens Fund de Crianças, Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU02-15526
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Problematizar a diferença na educação geográfica;
Reconhecer diferentes saberes espaciais e relacioná-los com os conhecimentos da geografia escolar;
Refletir criticamente sobre as transformações estruturais impostas pelo atual estágio de globalização, marcadas pela técnica, ciência e informação em todas as dimensões da existência humana, sobretudo, a espacial;
Conhecer e aprofundar o entendimento e o uso das categorias geográficas na Didática da Geografia: paisagem, lugar, região e território, bem como as categorias forma, função, processo e estrutura;
Avaliar textos e recursos didáticos e paradidáticos para educação geográfica no primeiro segmento do ensino fundamental (vídeos, imagem, mapa, jornal, livro, softwares, Atlas escolares e Atlas municipais);
Reconhecer e elaborar propostas de planos de aula utilizando os principais recursos didáticos da geografia;
Estudo do meio e trabalho de campo em geografia para os anos iniciais do ensino fundamental.

EMENTA:

Corporeidade e diferença na educação geográfica. Cotidianos e saberes geográficos. Espaço e tempo na Geografia e educação geográfica. Globalização e Meio técnico-científico-informacional. Categorias geográficas analíticas (Paisagem, lugar, região, território) e Categorias filosóficas (Forma, processo, estrutura e função). Análise de materiais didáticos e paradidáticos. Programas e propostas do ensino de Geografia. Linguagens e metodologias da Geografia.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-11336 Ens de Geografia Aplic ao Anos Iniciais do Ens Fund de Crianças,Jovens e Adultos
 
BIBLIOGRAFIA:

ARANTES, Antônio. O espaço da Diferença. Campinas, São Paulo: papiros, 2000.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. In. Caderno Cedes, Campinas. V. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
GIRARDI, G. Cartografia geográfica: considerações críticas e propostas para ressignificação de práticas cartográficas na formação do profissional em Geografia. (Doutorado em Geografia física) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
_____. Política e potência das imagens cartográficas na geografia. In. CAZETTA, V. , OLIVEIRA Jr. W. M. Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas: Editora Alínea, 2013.
MASSEY, Doreen. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro Bertrand Brasil, 2008.
MASSEY, Doreen & KEYNES, Milton. Filosofia e política da espacialidade: algumas considerações. GEOgraphia. Rio de Janeiro, número especial, nov. 2012, p. 07-28.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2a ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
____. Espaço & Método (4ª ed.). São Paulo: NOBEL, 1997. (a)
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais do ensino fundamental. São Paulo Annablume, 2008.
PONTUSCHKA, Nídia N. (et all). Para Ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2009.
XAVIER, Camila Nunes. Geografia do corpo: Por uma geografia da diferença. Porto Alegre: IGEO/UFRS, 2014.