UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Ensino de História Aplic aos Anos Iniciais do Ens Fund de Crianças, Jovens e Adu
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU02-15524
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

CONHECER E APROFUNDAR CONCEITOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO;
CONHECER A DIVERSIDADE DE FONTES HISTÓRICAS E A CENTRALIDADE DO TRABALHO COM FONTES NO APRENDIZADO DA HISTÓRIA E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO;
IDENTIFICAR AS NOÇÕES DE HISTÓRIA, MEMÓRIA, CULTURA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA;
DISCUTIR AS PROPOSTAS CURRICULARES E AS DIRETRIZES DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, INCLUSIVE AS QUE ESTÃO RELACIONADAS À LEI 11.645/08;
PROBLEMATIZAR ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A TOLERÂNCIA, CONSIDERANDO, ENTRE OUTRAS, AS DETERMINAÇÕES DA LEI 11.645/08.
AVALIAR RECURSOS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

EMENTA:

HISTÓRIA, SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SABER COTIDIANO. NOÇÕES E CONCEITOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. CONCEITOS DE TEMPORALIDADE, CAUSALIDADE, INTERPRETAÇÃO, RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, MUDANÇA E CONTINUIDADE. A DIVERSIDADE DAS FONTES QUE DOCUMENTAM O PASSADO E OS CUIDADOS NECESSÁRIOS NO TRABALHO COM FONTES. CUIDADOS AO TRABALHAR COM FILMES E OUTROS RECURSOS. DISTINÇÕES ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: A LEI 11.645/08. ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. PROGRAMAS E PROPOSTAS DO ENSINO DE HISTÓRIA.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-11335 Ens de História Aplic ao Anos Iniciais do Ens Fund de Crianças, Jovens e Adultos
 
BIBLIOGRAFIA:

ARIÈS, P e outros. (s/d). História e Nova História. Lisboa: Teorema.
BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1987.
_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SEPPIR, 2005.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales 1929-1989. A Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1992.
____________. Hibridismo Cultural. São Leopoldo, RS:Unisinos, 2003.
CARDOSO, Ciro Flamarion S. VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? - Sobre a história e os historiadores. São Paulo: Ática, 1995.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.
PINSKY, Jaime (org) O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, p. 3-15, 1989. SCHMIDT, Mª Auxiliadora, CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.