UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Práticas em Educação Especial e Inclusiva
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-15523
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento das atividades práticas inerentes a prática docente na educação especial e inclusiva, promovendo espaços de discussão e reconstrução dos subsídios teóricos que são a base para a docência na Educação Especial e Inclusiva.
- Discutir os princípios norteadores para a realização da atividade de observação;
- Elaborar Projeto Didático para apresentar aos colegas;
- Realizar oficinas sobre práticas pedagógicas diferenciadas coerentes com os princípios educação especial e inclusiva;
- Refletir sobre a importância de repensar de forma permanente e contínua a prática pedagógica;
- Perceber o aluno como ser único, possuidor de especificidades relevantes para o processo ensino aprendizagem; - Socializar as experiências docentes construídas no decorrer do semestre.

EMENTA:

Inserção e investigação da realidade da prática educacional especial e inclusiva. Observação, análise e reflexão sobre as diferentes práticas educacionais: ensino colaborativo, bidocência, adaptação e flexibilização curricular, material pedagógico e escolar adaptado, informática acessível e comunicação alternativa e ampliada, criatividade, ludicidade e jogos, plano individual especializado (PEI). Oportuniza o exercício da prática pedagógica na educação especial e inclusiva.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08142 Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar
 
BIBLIOGRAFIA:

GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011, 162p.
GLAT, Rosana; VIANNA, Márcia Marin; REDIG, Annie Gomes. Plano Educacional Individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Ci. Huma. e Soc. em Rev., RJ, EDUR, v. 34, n. 12, p. 79-100, 2012.
MASCARO, C. A. A. Apêndice A. Roteiro de Entrevistas. In: MASCARO, C. A. A. Capacitação de pessoas com deficiência intelectual para o trabalho: estudo de caso de um curso de educação profissional.2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012, p.109-111.
PLETSCH, M. Anexo V- Ficha Inventário de Habilidades. In: PLETSCH, M. Repensando a Inclusão escolar de pessoas com deficiência mental: diretrizes políticas, currículo e praticas pedagógicas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesq. do Estado do Rio de Janeiro. 2009, p. 234- 238.
REDIG, A. G . Anexo D - Perfil Pessoal Positivo. In: REDIG, A. G. Aplicação e análise de um programa customizado para a inclusão de jovens com deficiência intelectual em atividades laborais. 2014. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014, p. 182-185.
SCHIRMER, C. R. APÊNDICE F - Roteiro de observação para escola/Lateca utilizado no curso dos graduandos de Pedagogia. In: SCHIRMER, C. R. Comunicação Alternativa e Formação Inicial de Professores para a Escola Inclusiva. Tese de Doutorado em Educação. 215f. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012, p. 208-210.
Nunes, Leila Regina d'Oliveira de P; QUITERIO, Patricia Lorena; WALTER, Catia Crivelenti de F; SCHIRMER, Carolina Rizzotto; BRAUN, Patricia. Comunicar é preciso em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência. Marilia: ABPEE, 2011, 194 p.