UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Currículo e Abordagens Pedagógicas da Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU07-15522
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Problematizar a relação entre as diferentes concepções de infância-criança e os diferentes estilos de produzir educação, bem como refletir sobre as implicações decorrentes para a elaboração das distintas abordagens curriculares contemporâneas para a educação infantil.
Analisar criticamente as orientações legais vigentes e/ou influentes destinadas a orientar as práticas curriculares da educação infantil.
Promover uma articulação entre as especificidades das abordagens curriculares atuais da educação infantil e as exigências e desafios correlatos postos à formação inicial e continuada dos seus profissionais.
Estudar as relações que se estabelecem entre as orientações político-filosóficas da educação infantil (conforme as abordagens curriculares, pedagógicas e legais influentes na atualidade) e os modos de organização tempo-espacial que se configuram nas práticas educadoras cotidianas das creches e pré-escolas dedicadas às artes de cuidar-educar.
Refletir sobre as possibilidades de se pensar/desenvolver um movimento curricular específico e singular, orientado à educação dos bebês.
Compreender os princípios éticos, políticos e estéticos das diferentes propostas curriculares atuais para Educação Infantil.

EMENTA:

O Currículo da educação infantil tomado sob diferentes perspectivas teóricas: os princípios éticos, estéticos e políticos das principais propostas curriculares para Educação Infantil na contemporaneidade. Distintas concepções de infância e criança, de educação, de creche e pré-escola e os caminhos abertos à prática educadora da infância - as diferenciadas perspectivas curriculares tomadas a partir das bases científicas e político-filosóficas das teorias que embasam a produção científica, as orientações legais e o próprio trabalho docente cotidiano entendido, ele mesmo, como fonte de produção saberes-fazeres profissionais. Os sentidos diversificados dos processos educadores na educação infantil tomados a partir do modo de organização da relação tempo-espacial da atividade de cuidar-educar. A ideia diferenciada de planejamento e de avaliação na educação infantil. Currículos para os Bebês: desafios e possibilidades. Princípios básicos para o desenvolvimento de práticas curriculares com crianças de 0 a 3 anos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08065 Currículo e Abordagens Pedagógicas da Educ Infantil
 
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