UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Filosofia Política da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-15521
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir elementos teórico-conceituais que subsidiem a reflexão teórica e o questionamento dos sentidos políticos construídos na história e, sobretudo, na atualidade brasileira, para a prática, o cotidiano e as instituições educacionais.
EMENTA:

O sentido político da educação. Democracia e formação humana. Crise da política e papel da educação.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08041 Filosofia Política e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
__________. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1999.
CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto 2: domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
__________. Figuras do pensável: as encruzilhadas do labirinto VI. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
CONSTANT, Benjamin. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos. Em: http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/Constant_liberdade.pdf. Última visita: 04/10/2018.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
VALLE, Lílian do. A Escola e a Nação. São Paulo: Letras e Letras, 1996.