UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Currículo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15518
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Teorias progressivistas: centralidade no aluno. Teorias curriculares instrumentais: foco no planejamento. Teorias curriculares críticas: teorias da reprodução, correspondência, da resistência, currículo oculto, foco no conhecimento, no poder, na política e na ideologia. Teorias pós-estruturalistas no campo do currículo: centralidade da cultura e da diferença, foco no discurso e na contingência. Políticas de currículo.

OBJETIVO(S):

Discutir temas centrais no campo do currículo abordando suas diferentes dimensões em suas diferentes perspectivas teóricas.

Relacionar as teorias do currículo com a escola contemporânea.

Refletir sobre as relações currículo e docência: formação e atuação.

Compreender a produção de políticas de currículo em seus múltiplos contextos.

Avaliar os documentos normativos do currículo no Brasil.

Compreender as questões contemporâneas do currículo com foco na importância que conhecimento, cultura e diferença assumem no campo.


DISCIPLINA CORRESPONDENTE
EDU02-11328Currículo

BIBLIOGRAFIA:

ALVES, NILDA E LIBâNEO, JOSé CARLOS. (ORG.). TEMAS DE PEDAGOGIA: DIáLOGOS ENTRE DIDáTICA E CURRíCULO. SãO PAULO: CORTEZ, 2012.

APPLE, M. EDUCAçãO E PODER. PORTO ALEGRE: ARTES MéDICAS, 1989

APPLE, MICHAEL. IDEOLOGIA E CURRíCULO. SãO PAULO: BRASILIENSE, 1982

GIROUX, H. CRUZANDO AS FRONTEIRAS DO DISCURSO EDUCACIONAL - NOVAS POLíTICAS EM EDUCAçãO. PORTO ALEGRE: ARTES MéDICAS, 1999.

GOODSON, I. F. A CONSTRUçãO SOCIAL DO CURRíCULO. LISBOA: EDUCA, 1997.

GOODSON, I. F. CURRíCULO: TEORIA E HISTóRIA. PETRóPOLIS: VOZES, 1995

LOPES, ALICE CASIMIRO. CONHECIMENTO ESCOLAR: CIêNCIA E COTIDIANO. RIO DE JANEIRO: EDUERJ, 1999. DISPONíVEL EM WWW.CURRICULO-UERJ.PRO.BR

LOPES, ALICE CASIMIRO. CURRíCULO E EPISTEMOLOGIA. IJUí: EDITORA UNIJUí, 2007.

LOPES, ALICE CASIMIRO. POLíTICAS DE INTEGRAçãO CURRICULAR. 1. ED. RIO DE JANEIRO: EDUERJ / FAPERJ, 2008. V. 1. 184 P.

LOPES, ALICE CASIMIRO (ORG.) ; LOPES, A. (ORG.) ; LEITE, CARLINDA (ORG.) ; MACEDO, ELIZABETH (ORG.) ; TURA, M. L. R. (ORG.) . POLíTICAS EDUCATIVAS E DINâMICAS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL. 1. ED. RIO DE JANEIRO: DPALII / FAPERJ, 2008. V. 1. 268 P.

LOPES, ALICE CASIMIRO (ORG.); MACEDO, ELIZABETH (ORG.). POLíTICAS DE CURRíCULO NO BRASIL E EM PORTUGAL. 1. ED. PORTO, PORTUGAL: PROFEDIçõES, 2008. V. 1. 153 P.

LOPES, ALICE CASIMIRO (ORG.); MACEDO, ELIZABETH (ORG.). CULTURA E POLíTICA NO CURRíCULO. 1. ED. SãO PAULO: JM EDITORA, 2006. V. 1. 207 P.

LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH. TEORIAS DE CURRíCULO. SãO PAULO: CORTEZ, 2011.

MACEDO, ELIZABETH; LOPES, ALICE CASIMIRO; PAIVA, EDIL; BARBOSA, I. ; DIAS, ROSANNE E.; FRANGELLA, RITA . CURRíCULO DA EDUCAçãO BáSICA (1996-2002). 1. ED. BRASíLIA: PNUD/INEP/MEC, 2006. V. 1. 572

LOPES, ALICE CASIMIRO; et MACEDO, E.(ORGS.) POLíTICAS DE CURRíCULO EM MúLTIPLOS CONTEXTOS E , V. 2. SãO PAULO: CORTEZ, 2006.

LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH (ORG.). CURRíCULO DE CIêNCIAS EM DEBATE. CAMPINAS: PAPIRUS, 2004.

LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH (ORG.). CURRíCULO: DEBATES CONTEMPORâNEOS. SãO PAULO: CORTEZ, 2002.

LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH (ORG.). DISCIPLINAS E INTEGRAçãO CURRICULAR: HISTóRIA E POLíTICAS. RIO DE JANEIRO: DPetA, 2002.

LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH. TEORIAS DE CURRíCULO.. SãO PAULO: CORTEZ, 2011.

MCLAREN, P. MULTICULTURALISMO CRíTICO. SãO PAULO: CORTEZ, 1997.

MOREIRA, A. F. B. (ORG.) CONHECIMENTO EDUCACIONAL E FORMAçãO DO PROFESSOR. CAMPINAS: PAPIRUS, 1994

MOREIRA, A. F. B. (ORG.) CURRíCULO: POLíTICAS E PRáTICAS. CAMPINAS: PAPIRUS, 1999

MOREIRA, A. F. B. CURRíCULOS E PROGRAMAS NO BRASIL. CAMPINAS: PAPIRUS, 1990

MOREIRA, A. F. B. E CANEN, ANA (ORG.). êNFASES E OMISSõES NO CURRíCULO. CAMPINAS: PAPIRUS, 2001.

MOREIRA, A. F. B. E MACEDO, ELIZABETH (ORG.) . CURRíCULO, PRáTICAS PEDAGóGICAS E IDENTIDADES. PORTO: PORTO, 2002.

MOREIRA, A. F. B. E SILVA, T. T. (ORGS.) CURRíCULO, CULTURA E SOCIEDADE. SãO PAULO: CORTEZ, 1994

MOREIRA, A.F. E MACEDO, E. CURRíCULO, PRáTICAS PEDAGóGICAS E IDENTIDADES.

OLIVEIRA, INêS BARBOSA. CURRíCULOS PRATICADOS: ENTRE A REGULAçãO E A EMANCIPAçãO. RIO DE JANEIRO: DPetA, 2003.

POPKEWITZ, THOMAS. REFORMA EDUCACIONAL - UMA POLíTICA SOCIOLóGICA. PORTO ALEGRE, ARTES MéDICAS, 1997.

SILVA, TOMAZ TADEU DA (ORG). ALIENíGENAS NA SALA DE AULA - UMA INTRODUçãO AOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAçãO.

PETRóPOLIS: VOZES, 1995.

SILVA, TOMAZ TADEU DA (ORG). TEORIA EDUCACIONAL CRíTICA EM TEMPOS PóS-MODERNOS. PORTO ALEGRE: ARTES MéDICAS,

1993.

VEIGA-NETO, A. (ORG.) CRíTICA PóS-ESTRUTURALISTA E EDUCAçãO. PORTO ALEGRE: SULINA, 1995.