UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Currículo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15518
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir temas centrais no campo do currículo abordando suas diferentes dimensões em suas diferentes perspectivas teóricas.
Relacionar as teorias do currículo com a escola contemporânea.
Refletir sobre as relações currículo e docência: formação e atuação.
Compreender a produção de políticas de currículo em seus múltiplos contextos.
Avaliar os documentos normativos do currículo no Brasil.
Compreender as questões contemporâneas do currículo com foco na importância que conhecimento, cultura e diferença assumem no campo.

EMENTA:

Teorias progressivistas: centralidade no aluno. Teorias curriculares instrumentais: foco no planejamento. Teorias curriculares críticas: teorias da reprodução, correspondência, da resistência, currículo oculto, foco no conhecimento, no poder, na política e na ideologia. Teorias pós-estruturalistas no campo do currículo: centralidade da cultura e da diferença, foco no discurso e na contingência. Políticas de currículo.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-11328 Currículo
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, NILDA E LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS. (ORG.). TEMAS DE PEDAGOGIA: DIÁLOGOS ENTRE DIDÁTICA E CURRÍCULO. SÃO PAULO: CORTEZ, 2012.
APPLE, M. EDUCAÇÃO E PODER. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS, 1989
APPLE, MICHAEL. IDEOLOGIA E CURRÍCULO. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1982
GIROUX, H. CRUZANDO AS FRONTEIRAS DO DISCURSO EDUCACIONAL - NOVAS POLÍTICAS EM EDUCAÇÃO. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS, 1999.
GOODSON, I. F. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO. LISBOA: EDUCA, 1997.
GOODSON, I. F. CURRÍCULO: TEORIA E HISTÓRIA. PETRÓPOLIS: VOZES, 1995
LOPES, ALICE CASIMIRO. CONHECIMENTO ESCOLAR: CIÊNCIA E COTIDIANO. RIO DE JANEIRO: EDUERJ, 1999. DISPONÍVEL EM WWW.CURRICULO-UERJ.PRO.BR
LOPES, ALICE CASIMIRO. CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA. IJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2007.
LOPES, ALICE CASIMIRO. POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR. 1. ED. RIO DE JANEIRO: EDUERJ / FAPERJ, 2008. V. 1. 184 P.
LOPES, ALICE CASIMIRO (ORG.) ; LOPES, A. (ORG.) ; LEITE, CARLINDA (ORG.) ; MACEDO, ELIZABETH (ORG.) ; TURA, M. L. R. (ORG.) . POLÍTICAS EDUCATIVAS E DINÂMICAS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL. 1. ED. RIO DE JANEIRO: DPALII / FAPERJ, 2008. V. 1. 268 P.
LOPES, ALICE CASIMIRO (ORG.); MACEDO, ELIZABETH (ORG.). POLÍTICAS DE CURRÍCULO NO BRASIL E EM PORTUGAL. 1. ED. PORTO, PORTUGAL: PROFEDIÇÕES, 2008. V. 1. 153 P.
LOPES, ALICE CASIMIRO (ORG.); MACEDO, ELIZABETH (ORG.). CULTURA E POLÍTICA NO CURRÍCULO. 1. ED. SÃO PAULO: JM EDITORA, 2006. V. 1. 207 P.
LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH. TEORIAS DE CURRÍCULO. SÃO PAULO: CORTEZ, 2011.
MACEDO, ELIZABETH; LOPES, ALICE CASIMIRO; PAIVA, EDIL; BARBOSA, I. ; DIAS, ROSANNE E.; FRANGELLA, RITA . CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (1996-2002). 1. ED. BRASÍLIA: PNUD/INEP/MEC, 2006. V. 1. 572
LOPES, ALICE CASIMIRO; & MACEDO, E.(ORGS.) POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E , V. 2. SÃO PAULO: CORTEZ, 2006.
LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH (ORG.). CURRÍCULO DE CIÊNCIAS EM DEBATE. CAMPINAS: PAPIRUS, 2004.
LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH (ORG.). CURRÍCULO: DEBATES CONTEMPORÂNEOS. SÃO PAULO: CORTEZ, 2002.
LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH (ORG.). DISCIPLINAS E INTEGRAÇÃO CURRICULAR: HISTÓRIA E POLÍTICAS. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2002.
LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH. TEORIAS DE CURRÍCULO.. SÃO PAULO: CORTEZ, 2011.
MCLAREN, P. MULTICULTURALISMO CRÍTICO. SÃO PAULO: CORTEZ, 1997.
MOREIRA, A. F. B. (ORG.) CONHECIMENTO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DO PROFESSOR. CAMPINAS: PAPIRUS, 1994
MOREIRA, A. F. B. (ORG.) CURRÍCULO: POLÍTICAS E PRÁTICAS. CAMPINAS: PAPIRUS, 1999
MOREIRA, A. F. B. CURRÍCULOS E PROGRAMAS NO BRASIL. CAMPINAS: PAPIRUS, 1990
MOREIRA, A. F. B. E CANEN, ANA (ORG.). ÊNFASES E OMISSÕES NO CURRÍCULO. CAMPINAS: PAPIRUS, 2001.
MOREIRA, A. F. B. E MACEDO, ELIZABETH (ORG.) . CURRÍCULO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADES. PORTO: PORTO, 2002.
MOREIRA, A. F. B. E SILVA, T. T. (ORGS.) CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE. SÃO PAULO: CORTEZ, 1994
MOREIRA, A.F. E MACEDO, E. CURRÍCULO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADES.
OLIVEIRA, INÊS BARBOSA. CURRÍCULOS PRATICADOS: ENTRE A REGULAÇÃO E A EMANCIPAÇÃO. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2003.
POPKEWITZ, THOMAS. REFORMA EDUCACIONAL - UMA POLÍTICA SOCIOLÓGICA. PORTO ALEGRE, ARTES MÉDICAS, 1997.
SILVA, TOMAZ TADEU DA (ORG). ALIENÍGENAS NA SALA DE AULA - UMA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO.
PETRÓPOLIS: VOZES, 1995.
SILVA, TOMAZ TADEU DA (ORG). TEORIA EDUCACIONAL CRÍTICA EM TEMPOS PÓS-MODERNOS. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS,
1993.
VEIGA-NETO, A. (ORG.) CRÍTICA PÓS-ESTRUTURALISTA E EDUCAÇÃO. PORTO ALEGRE: SULINA, 1995.