UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação Bilingue e Língua Brasileira de Sinais
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-15517
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Sensibilizar os alunos para as questões sociais, psicológicas, educacionais, linguísticas e políticas da comunidade surda
-Proporcionar ao aluno a oportunidade de inteirar-se sobre a visão da pessoa surda e de suas implicações sociais, psicológicas, educacionais e linguísticas;
-Oferecer subsídios para reflexão sobre questões que envolvem a inclusão social e escolar da pessoa surda e as legislações vigentes em relação á surdez;
-Desmistificar preconceitos dos alunos em relação à Língua Brasileira de Sinais e em relação á pessoa surda valorizando a comunidade surda e seus aspectos culturais e identitários;
-Apresentar as principais abordagens de ensino relacionada á educação de surdos;
- Conhecer o vocabulário básico da LIBRAS de forma que consigam travar um diálogo informal com uma pessoa surda através de aulas práticas;
- Apresentar os aspectos educacionais da pessoa surdocega;

EMENTA:

Reflexões sobre a cultura e a identidade surda. Aspectos gramaticais e vocabulário básico da Língua de Sinais Brasileira. As principais legislações da educação de surdos. Discussão sobre a inclusão escolar da pessoa surda. A história da educação de surdos. Aspectos educacionais da surdocegueira.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-11332 Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais
 
BIBLIOGRAFIA:

GESSER, Audrei. LIBRAS?: Que língua é essa?:Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
LOURENÇO, Kátia Regina Conrad; MEIRELES, Antônio Rauf Alves Di Carli; MENDONÇA, Suelene Regina Donola. Identidade, Cultura e Língua de Sinais: O Mundo do Surdo. In: Libras - Língua Brasileira de Sinais. Taubaté: UNITAU, 2012. Unidade 02, p. 25-46. Katia Regina Conrad Lourenço ACESSE: www.acessolibras.com/artigos.html 33
BRASIL. Decreto 5626/2005
BRASIL. Lei 10436/2002
DAMÁZIO. Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado. Livro online: http://portal.mec.gov.br/seep/arquivos/pdf/aee-da.pdf
Felipe, Tanya A. Libras em Contexto: Curso Básico: Livro do Estudante 8ª.edição- Rio de Janeiro:WalPrint Gráfica e Editora,2007.Livro online:HTTP://librasemcontexto.org/livroestudante/livroestudante.2007.pdf
Programa de televisão do TVBRASIL/INES on-line: Acesse: HTTP://www.tvines.com.br
Artigos e livros on-line. Acesse: http://editora-arara-azul.com.br/portal
Artigos e revistas on-line do INES. Acesse: http://www.ines.gov.br
Artigos e revistas on-line da FENEIS-Federação nacional de Educação e integração dos surdos. Acesse: www.feneis.org.br
QUADROS,Ronice Muller de.Ideias para ensinar português para alunos surdos.Brasilia:MEC,SEESP,2006
SKILIAR,Carlos de. A Surdez: um olhar sobre as diferenças.Porto Alegre:Mediação,1998
QUADROS,Ronice Muller de.Educação de Surdos :a aquisição da linguagem.Porto alegre:artes Médicas,1997
SKILIAR,Carlos.Atualidades da educação bilíngue para surdos.Volume I e II.Porto Alegre:Mediação,1999
QUADROS,Ronice Muller e PERLIN,Gladis.Estudos surdos I e II.Petrópolis:Rio de Janeiro.Arara azul,2007
BRITO,Lucinda Ferreira.Por uma gramática de Linguas de sinais.Rio de Janeiro.Tempo Brasileiro: UF5RJ,Departamento de Línguística e filologia,1995
QUADROS,Ronice Muller de e KARNOPP,Lodenir Becker.Língua de Sinais Brasileira:estudos linguísticos.Porto Alegre:Artmed,2004
QUADROS, Ronice Muller de e CRUZ,Carina Rabello.Língua de sinais:instrumentos de avaliação.artmed, 2011
LABORIT, Emmanuelle. O voo da gaivota.Editora Best Seller.Paris,1994
GESSER, Audrei. O ouvinte e a Surdez:Sobre ensinar e aprender a LIBRAS.São Paulo:Parábola editorial, 2012.