UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Filosofia da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-15516
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir elementos teórico-conceituais que subsidiem a formação, por parte do educador, de uma atitude de constante interrogação da prática e do cotidiano pedagógicos.
EMENTA:

Crítica das representações e dos esquemas mentais que servem à reflexão e à prática da educação. As concepções antigas, modernas e contemporâneas da formação humana e seus impasses. Reflexão e autorreflexão na prática docente.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08037 Filosofia e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Campinas: Unesp, 2000.
DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Félix. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
JAPIASSU, Hilton. Um desafio à filosofia: pensar-se nos dias de hoje. São Paulo: Letras & Letras, 1997.
VALLE, Lílian do. Enigmas da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.