UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Princípios e Processos de Alfabetização para Crianças, Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15514
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Definir e caracterizar a cultura letrada, a partir de sua relação com o processo de desenvolvimento do cidadão na Idade Moderna na Europa e dos conflitos derivados de seu confronto com as características da sociedade colonial e pós-colonial no Brasil.
Analisar os fatores que concorrem para o analfabetismo e o analfabetismo funcional na sociedade brasileira.
Analisar criticamente a estrutura e os fundamentos teóricos dos chamados métodos de alfabetização destinados a crianças, jovens e adultos.
Avaliar textos oriundos de práticas de alfabetização, visando a identificar os fatores que explicam os fatos de desenvolvimento de escrita neles observados.

EMENTA:

A escrita alfabética como fator determinante de exclusão social no país. Estudo crítico de noções como analfabetismo, analfabetismo funcional e distúrbio na aprendizagem da escrita alfabética. Aspectos linguísticos relevantes ao estudo da alfabetização, sistemas linguísticos, modos distintos de organização da fala e da escrita, gêneros discursivos e sentidos sociais da escrita. Princípios gerais das práticas integradas de alfabetização, metodologias, estratégias e princípios de educação para inclusão de minorias culturais. Avaliação e acompanhamento do processo de alfabetização, a noção de "erro produtivo", avaliação como prática de investigação.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08057 Processos de Alfabetização
 
BIBLIOGRAFIA:

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