UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Ensino de Ciências da Natureza - Fundamentos, Temáticas e Metodologias
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15513
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

PROMOVER REFLEXÕES SOBRE AS CIÊNCIAS E DE SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO;
CONHECER A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE AUTORES DO CAMPO;
APRESENTAR ALGUMAS PERSPECTIVAS, TEMAS E METODOLOGIAS PENSADAS NO CONTEXTO ESCOLAR;
PROMOVER O DIÁLOGO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ÁREA COM SITUAÇÕES ESCOLARES;

EMENTA:

DIFERENTES CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS E MÉTODOS CIENTÍFICOS. DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO: SENSO COMUM, SABERES POPULARES, CONHECIMENTO CIENTÍFICO. HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS. BREVE HISTÓRICO DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. HISTÓRIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS CURRÍCULOS OFICIAIS BRASILEIROS. GRANDES TEMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES AMBIENTAIS (MUDANÇAS CLIMÁTICAS, BIODIVERSIDADE, ÁGUA, SOLO, ETC) E DE SAÚDE (ALIMENTAÇÃO, PRINCIPAIS DOENÇAS NO BRASIL, GÊNERO E SEXUALIDADE, ENGENHARIA GENÉTICA, BIOTECNOLOGIA, ETC). EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. PERSPECTIVA CTS. DIFERENTES METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA, MUSEUS DE CIÊNCIAS, SAÍDAS DE CAMPO, ETC.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08058 Ciência e Educação em Ciência
EDU02-11338 Fundamentos das Ciências da Natureza para Crianças, Jovens e Adultos
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES-MAZZOTTI, A. J. & GEWANDSZNAJDER, F. O MÉTODO NAS CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS: PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. 2.ED. SÃO PAULO: PIONEIRA, 1999.
BORGES, R. EM DEBATE: CIENTIFICIDADE E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. PORTO ALEGRE, SE/CECIRS, 1996.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. PERCEPÇÃO PÚBLICA DA C&T NO BRASIL - 2019. RESUMO EXECUTIVO. BRASÍLIA, DF: 2019.
CHALMERS, A. O QUE É CIÊNCIA, AFINAL? BRASILIA: ED. BRASILIENSE, 1993.
CHARLTON, N.; MACARDLE, M. A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA QUEM TEM PRESSA. 1. ED. RIO DE JANEIRO: VALENTINA, 2017.
DORVILLÉ, L. F. M.; HENRIQUES, A. E. L.; PINHÃO, F. L.; GALIETA, T. A "SOCIEDADE" NO ENFOQUE CTS: RESSIGNIFICAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS. IN: ANAIS ELETRÔNICOS XI JORNADAS LATINO-AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA (ESOCITE), 2016.
GALIETA, T.; DORVILLÉ, L. F. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM ENFOQUE NOS ESTUDOS CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE). IN: SANTORI, R. T.; SANTOS, M. G.; SANTOS, M. C. F. (ORGS.) DA CÉLULA AO AMBIENTE: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. RIO DE JANEIRO: UERJ/FFP, 2017, PP. 65-84.
GERALDO, A. C. H. DIDÁTICA DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2009.
GOMES, M. M. P. L.; OLIVEIRA, C. S.; FERNANDES, K. O. B.; BORBA, R. C. N. (ORGS.) (RE)CONSTRUINDO PRÁTICAS DE ESPERANÇA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. SÃO PAULO: LIVRARIA DA FÍSICA, 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - INCT-CPCT. O QUE OS JOVENS BRASILEIROS PENSAM DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA? RESUMO EXECUTIVO. RIO DE JANEIRO, RJ: 2019
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. MACROTENDÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA. AMBIENTE & SOCIEDADE, SÃO PAULO, V. 17, N. 1, 2014, PP. 23-40.
MARANDINO, M; SELLES, S & FERREIRA, M. ENSINO DE BIOLOGIA: HISTÓRIAS E PRÁTICAS EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS. SÃO PAULO: CORTEZ, 2009.
MARTINS, I. ;GOUVÊA, G. ;VILANOVA, R. O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: CONTEXTOS DE EXIGÊNCIA, CRITÉRIOS DE SELEÇÃO, PRÁTICAS DE LEITURA E USO EM SALA DE AULA. RIO DE JANEIRO, 2012.
PAGNOCELLI, C.; MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D. (ORGS.) O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS DISCIPLINAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. CAMPINAS: AMARZÉM DO IPÊ, 2016.
PINHEIRO, B. C. S. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. CURITIBA: APPRIS, 2016.
SANTOS, C. S. ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA. CAMPINAS, AUTORES ASSOCIADOS, 2005.
SANTOS, W. L. P. CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE TEMAS CTS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, CIÊNCIA & ENSINO, CAMPINAS, V. 1, N. ESP., P. 1-12, 2007.