UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação e Movimentos Sociais: Aspectos Histórico-Políticos e Abordagens Pedagóg
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-15512
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Discutir diferentes concepções que perpassam a história e o campo dos movimentos sociais no Brasil e suas concepções de educação.
Compreender relações entre movimentos sociais, ações coletivas e educação na contemporaneidade.
Compreender a dimensão educativa dos movimentos sociais e possíveis relações/interfaces na produção de políticas e práticas de educação.
Compreender matrizes e abordagens pedagógicas produzidas pelos movimentos sociais ao longo da história.
Identificar e compreender diferentes abordagens pedagógicas elaboradas e praticadas pelos movimentos sociais.
Refletir sobre o papel dos movimentos sociais e de ações coletivas nos processos de inclusão socioeducativa no Brasil e no mundo.

EMENTA:

Concepções de movimentos sociais e de ações coletivas na contemporaneidade. Movimentos sociais e seu papel na formação dos sujeitos. Valores educativos dos movimentos sociais no passado e na contemporaneidade. Unidade e diversidade nos movimentos sociais: papel pedagógico e educativo. Globalização, movimentos sociais, ações coletivas e processos reivindicatórios: movimentos altermundialistas e identitários, surgimento e papel na formação de subjetividades e de consciência planetária. Movimentos sociais, projetos e propostas educativas e abordagens pedagógicas.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08069 Educação e Movimentos da Sociedade Civil: Aspectos Históricos e Políticos
 
BIBLIOGRAFIA:

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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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