UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Didática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15511
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Reconhecer a multiplicidade de perspectivas teórico-políticas em disputa no campo da Didática. Contextualizar e problematizar narrativas historiográficas sobre a constituição do campo da Didática no Brasil. Discutir sobre as polêmicas usualmente referidas em tais narrativas, tais como a questão da multidimensionalidade dos processos de ensino-aprendizagem, as perspectivas prescritivas e propositivas, as abordagens instrumentais e reflexivas, entre outras. Contextualizar e debater sobre as diferentes tendências didático-pedagógicas presentes na escola brasileira da atualidade (perspectivas tradicionais, alunocentristas, neotecnicistas, críticas e pós-críticas, entre outras sínteses possíveis). Discutir sobre questões da sala de aula contemporânea, identificadas segundo demandas discentes e opções docentes, com base nos estudos desenvolvidos sobre o histórico da Didática no Brasil e suas diferentes tendências.
EMENTA:

Sentidos da Didática em disputa: histórico recente da constituição do campo da Didática no país, com destaque para a polêmica entre perspectivas instrumentais e abordagens reflexivas, bem como para a discussão da proposição da multidimensionalidade dos processos de ensino-aprendizagem. Tendências teórico-políticas na Didática: panorama geral das principais tendências didático-pedagógicas na trajetória recente da área; hibridações e ressignificações na atualidade. Sala de aula contemporânea: questões e debates.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08048 Didática
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda; LIBÂNEO, José Carlos (orgs). Temas de Pedagogia. Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
CANDAU, Vera Mª. (org.). Didática crítica intercultural. Aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANDAU, Vera Mª. (org.). A Didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2000.
GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice (orgs). A Pedagogia. Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública - a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo:
Loyola, 1992. Cap. 1.
MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Mª (orgs). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis: Vozes, 2014.
OLIVEIRA, Mª Rita. (org.). Confluências e divergências entre Didática e Currículo. Campinas: Papirus, 1998.