UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: O Lúdico e a Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU07-15510
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar o brincar na sua dimensão cultural, como expressão fundamental da criança.
Reconhecer a importância do brincar livre em conexão com a natureza.
Valorizar a imaginação e o brincar livre no cotidiano da Educação Infantil.
Refletir sobre os espaços e tempos da brincadeira.

EMENTA:

O brincar livre como expressão da criança. A dimensão cultural do brincar. Brinquedo e indústria cultural. Imaginação como dimensão do pensamento e como força criadora. O brincar na Educação Infantil.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08056 O Lúdico e a Educação Infantil
 
BIBLIOGRAFIA:

ABERASTURY, Arminda. A criança e seus jogos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
BARBOSA, Maria Carmem. Tempos e cotidiano - tempos para viver a infância. Leitura: teoria e prática, v. 31, n. 61, p. 213-222, 2013.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia (Org.) Educação Infantil: cotidiano e políticas, p. 70-78. Campinas: Autores Associados, 2009.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
______________. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, vol. 24, n.2, 1998.
HOLM, Anna Marie. Eco-arte com crianças. São Paulo: Ultra Grafic Gráfica e Editora, 2017.
HUIZING, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedo do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Uma história cultural do brinquedo. Revista Teias, vol. 10, n. 20, p. 1-20, 2009.
ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde. Os Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1999.
VYGOTSKY, Lev. A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio d' água, 2009.
WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.