UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Princípios e Processos de Formação de Leitores e Escritores
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15509
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conceituar o processo de leitura e os diferentes tipos de texto como fenômenos representacionais, a partir de diferentes abordagens teóricas no campo da linguística aplicada ao letramento e à alfabetização.
Caracterizar a relação entre modos do pensamento, modelos de organização social e cultural, e práticas de leitura e produção de textos.
Analisar a evolução do sentido social de adequação textual e prontidão de leitura ao longo dos séculos, assim como o impacto das mídias hipertextuais sobre as práticas de leitura e produção de textos.
Definir as noções de texto, discurso e gênero como determinantes dos processos de leitura e escrita, assim como os elementos responsáveis por sua motivação, sentido e condições de adequação.
Analisar e definir os objetivos das práticas de leitura e produção de textos na formação escolar para a inclusão e o exercício da cidadania.
Desenvolver e avaliar estratégias de ensino de leitura e produção de textos, aplicáveis em contextos de educação formal e incidental.

EMENTA:

Textos e suas diferentes formas de manifestação, sua relação com as culturas e modelos de expressão dos povos. A leitura como esforço de significação, suas bases psico-sociais e os estudos linguísticos. Práticas escolares de leitura e escrita, diversidade cultural e processos de inclusão e exclusão escolar. Os processos e recursos de desenvolvimento para a produção de textos, com ênfase na produção escrita, e para a prática de leitura com crianças, jovens e adultos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08060 Processos de Formação de Leitores / Escritores
 
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